quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Barack Obama reafirmou seu compromisso de proteger os direitos reprodutivos das mulheres

O presidente norte-americano Barack Obama reafirmou seu compromisso de proteger os direitos reprodutivos das mulheres, em comunicado emitido pela Casa Branca para a comemoração do 38º aniversário da sentença da Suprema Corte dos EUA que legalizou o aborto no país.
A polêmica decisão no caso conhecido como "Roe v. Wade" garante o direito das pessoas à vida particular, incluindo a opção pelo aborto. Essa sentença "protege a saúde e a liberdade reprodutiva das mulheres, e afirma um princípio fundamental: que o Governo não deve se envolver em assuntos familiares privados", explicou Obama em seu comunicado. "Estou comprometido a proteger este direito constitucional", reafirmou o presidente, que assinalou que permanece comprometido com "as políticas, iniciativas e programas que ajudem a prevenir gravidez não desejadas, apoiem as mulheres grávidas, encorajem relações saudáveis e promovam a adoção".
Quando senador, Obama criou em 2007 uma lei para ampliar o acesso das mulheres aos métodos anticoncepcionais, à educação sobre planejamento familiar e aos serviços preventivos de saúde. Em sua campanha para a Presidência em 2008, Obama contou com um amplo apoio das mulheres e defendeu o direito da mulher de decidir sobre uma gravidez.
Segundo a notícia divulgada pela agência EFE, grupos favoráveis e contrários ao aborto medirão forças na próxima semana em manifestações em frente ao Supremo Tribunal, no que se transformou em um ritual anual desde a sentença de 1973.

Fonte : Leia na íntegra: Obama reitera compromisso por direito das mulheres ao aborto (Portal Terra - 22/01/2011)

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS