quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mulheres enfrentam desafios para ocupar espaços de poder na Câmara

     Mesmo sendo maioria da população brasileira, as mulheres enfrentam desafios para ocupar espaços de poder na Câmara.
O número de deputadas federais não se alterou na última eleição, permanecendo em 45 parlamentares, menos de 10% do total de deputados.
A coordenadora da bancada feminina, Janete Rocha Pietá, do PT paulista, cita uma frase da ex-presidente chilena Michelle Bachelet e explica que o desafio neste momento é ocupar um cargo na Mesa Diretora que será eleita em primeiro de fevereiro.
“Quando uma mulher participa da política, muda a mulher. Mas quando várias mulheres participam da política, muda a política. E eu acredito que quando pelo menos uma mulher participar da Mesa da Câmara, começaremos a ter um olhar do ponto de vista da mulher nesta Casa.”
A Mesa da Câmara englobra o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
A eleição de uma mulher depende de acordo entre os partidos, mas uma proposta de emenda à Constituição (PEC 590/06), em análise desde 2006, proprõe que seja obrigatório que ao menos um cargo seja ocupado pelas deputadas.
Nos últimos 30 anos, quatro mulheres já foram eleitas para a Mesa, mas sempre como suplentes. Janete Pietá destaca avanços dos últimos dois anos, como a participação da coordenadora da bancada feminina na reunião de líderes e a criação da Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Câmara responsável por receber denúncias de violência e discriminação contra mulheres e encaminhar os casos às autoridades competentes. Para este ano, a deputada afirma que a bancada pretende eleger as integrantes da procuradoria.
“Na atual legislatura, o presidente é que indicou a procuradora e suas três suplentes. A nossa proposta é que se faça uma eleição dentro da própria bancada feminina e nós indiquemos a procuradora e suas três suplentes.”
O Brasil está na posição 111 no ranking mundial de participação feminina na política. Na América Latina, o país com melhor colocação é a Argentina, que aparece na décima primeira posição. Quem encabeça a lista é Ruanda, onde as mulheres ocupam a metade dos cargos políticos.

FONTE :   SITE  Deputada Federal - PT/SP  Janete Pietá

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS