quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cartunista Maurício Pestana lança obra “Pestana – 30 anos de Arte pela Igualdade”

O lançamento acontecerá no dia 21 de fevereiro a partir das 19hs no Museu da Língua Portuguesa, para imprensa e convidados. A coletânea de luxo traduzida em Inglês e Espanhol em 3 volumes traz os melhores trabalhos do publicitário e cartunista, Maurício Pestana que tem várias de suas obras desenvolvidas no Brasil e em outros países.
Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior a arte de Pestana tem se caracterizado pelo compromisso com igualdade e direitos humanos, feito que lhe proporcionou diversos prêmios. Natural de Santo André-SP, o cartunista iniciou seus estudos artísticos na escola de Poliarte de São Paulo, no final dos anos 70. Iniciou o trabalho como cartunista no jornal “O PASQUIM”, período este que pode conviver com o irreverente cartunista Henfil, começando assim a direcionar sua arte de forma pioneira e inédita na denuncia das diferenças raciais no país, trabalho esse que em pouco tempo ganhou projeção internacional.
A coletânea composta por três livros de capa dura traz o que de melhor o artista produziu nos últimos “30 anos” em dezenas publicações de instituições de direitos humanos e de combate ao racismo no Brasil e no exterior.
“Os traços de personalidade forte e a coragem para tratar da questão racial são suas marcas. Seus cartuns são denúncias do racismo e uma crítica social que revelam um olhar atento e confirmam seu compromisso com a mudança de paradigmas da nossa sociedade” escreve Elói Ferreira de Araújo, ex-ministro da Seppir, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ministério responsável pela publicação da obra.

Além dos trabalhos do cartunista, a obra apresenta vários textos de personalidades como Ivete Sacramento reitora da Universidade de Bahia, do jornalista e coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira, Flávio Carrança; de João Jorge, presidente do Olodum que ressaltam da importância da obra do autor para a denuncia e o avanço da igualdade racial no país.
O artista que hoje divide seu tempo entre dirigir seu estúdio em São Paulo e a presidência do conselho editorial da revista Raça Brasil.

Serviço:
Lançamento da coletânea “ Pestana – 30 anos de Arte pela Igualdade”
Data: 21 de fevereiro de 2011
Hora: 19h
Local: Museu da Língua Portuguesa – Estação da Luz


Tags: ,

Fonte : CMA HIP HOP Informa / José Wilson BA

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS