quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Moçambicanos formam-se em Angola


Maputo - Quinze jovens moçambicanos chegam este ano a Angola para receber formação técnica no ramo de geologia e minas no Instituto Nacional de Petróleos (INP), a fim de suprir a crescente necessidade de quadros neste domínio naquele país.
 O INP e o Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) de Moçambique rubricaram hoje, quinta-feira, em Maputo um Protocolo de Cooperação Técnica, com quatro anos de vigência, que preconiza a formação no sector petrolífero, a nível técnicoprofissional em Angola.
 O protocolo foi assinado pelo secretário Permanente do MIREM, Horácio Belenguene, e pelo director do INP, Domingos Francisco, testemunhado por quadros seniores do ministério e pelos integrantes da delegação angolana que se encontra em Maputo.
Ao abrigo do protocolo definir-se-á a operacionalização dos mecanismos de acolhimento e de formação, por parte do INP, de jovens estudantes moçambicanos, com o propósito de aquisição e desenvolvimento de competências técnico-profissional no sector petrolífero.
Para as partes, o protocolo assinado cria os alicerces para formação na área de petróleo, bem como espelha as acções desenvolvidas entre o MIREM e o Instituto de Petróleo de Angola.
O Estado moçambicano está optimista por acreditar que a formação a ser adquirida em Angola contribuirá para o desenvolvimento do país na componente de hidrocarbonetos.
Várias acções de prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos estão em curso na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, bem como projectos ligados à exploração de gás natural.
Segundo Domingos Francisco, a sua instituição compromete-te a garantir uma boa formação aos jovens moçambicanos, dotando-os de conhecimentos que os permitam exercer com competência a sua profissão.
O INP vai alargar ainda este ano o leque de cursos ministrados na instituição e passará a incorporar áreas de geologia e minas, perfuração e produção, refinação e instrumentação e gás no nível superior.

Fonte : Agola Press

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS