sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Uma em 4 mulheres relata maus-tratos durante parto

Pesquisa Mulheres brasileiras nos espaços público e privado 2010 Fundação Perseu Abramo - FPA


Agressões vão de exames dolorosos a xingamentos e gritos; secretário diz que situação é intolerável
Uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar.

Pesquisa pioneiraÉ a primeira vez uma pesquisa quantifica em escala nacional a incidência dos maus-tratos contra parturientes, a partir de entrevistas em 25 unidades da Federação e em 176 municípios. Os dados integram o estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado", realizado em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc e divulgado agora.

Agressões vão de exames dolorosos a xingamentos e gritos
Recusa em oferecer algum alívio para a dor, xingamentos, realização de exames dolorosos e contraindicados até ironias, gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório quanto a classe social ou cor da pele. Estes são exemplos de tipos de maus-tratos sofridos por mulheres que dão a luz nos hospitais públicos e privados.

Viés discriminatório
O estudo constatou uma situação que Janaina Marques de Aguiar, doutora pela Faculdade de Medicina da USP, já tinha captado em estudos qualitativos. "Quanto mais jovem, mais escura, mais pobre, maior a violência no parto."

Humanização do parto e direito a acompanhante, ainda como desafiosDesde 2004, o Ministério da Saúde tem entre suas prioridades a humanização do parto. Mesmo assim, até hoje não conseguiu nem sequer universalizar o direito das parturientes a um acompanhante de sua confiança, conforme lei de 2005.


VEJA MINUTA DA PESQUISA


  • DISSERAM TER SOFRIDO VIOLÊNCIA NO PARTO

Na rede pública : 27%
Privada : 17%

  • FRASES OUVIDAS DURANTE O PARTO
23% - afirmaram ter ouvido alguma frase humilhante

15% - não chora não que ano que vem você estará aqui de novo

14% - na hora de fazer não chorou . Não chamou a mamãe, por que esta chorando agora ?

6%  - se gritar eu paro o que estou fazendo e não vou te atender 

5% - se gritar vai fazer mal para seu nenem . Seu nenem vai nascer surdo 


     "Aqui em Minas Gerais eu ouço de uma ampla maioria de mulheres negras  entre 40 e 45 anos com filhos entre 06 é 20 anos , relatos que já passaram por vários tipos de violência dentro da unidades de saúde pública. Mulheres que hoje por causa deste tipo de violência se quer procuram os serviços preventivos por medo de sofre novamente ."
Mônica Aguiar

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS