quarta-feira, 16 de março de 2011

Argentina faz lançamento nacional da ONU Mulheres durante atos de comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Ato ocorre no marco das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Programação tem ainda lançamento de vídeo, concurso literário, centro virtual, entre outras atrações

Buenos Aires
- A Argentina é o primeiro país da América do Sul a organizar um ato de lançamento nacional da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O evento acontecerá nesta quinta-feira (17/3), em Buenos Aires, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizado pelo Conselho Nacional das Mulheres. A solenidade terá a presença do coordenador-residente das Nações Unidas na Argentina, Martín Santiago, e da representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, entre outras autoridades.

Após o seu lançamento global, ocorrido em 24 de fevereiro em Nova York, a ONU Mulheres segue para a etapa de lançamentos regionais e nacionais, estratégia para divulgação da entidade junto às sociedades e maior proximidade com os setores estratégicos. “É uma honra para nós fazermos o lançamento da ONU Mulheres na Argentina a convite do Conselho Nacional das Mulheres. Agradeço imensamente a todas as integrantes deste Conselho, na pessoa da sua presidenta, as autoridades, lideranças feministas e do movimento de mulheres que construíram este importante momento nas Nações Unidas, além dos diversos parceiros que a ONU Mulheres possui na Argentina”, diz a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, ao destacar o trabalho integrado entre a ONU Mulheres e o Sistema das Nações Unidas na Argentina.

No Cone Sul, a entidade possui um escritório subregional sediado em Brasília e atende cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Na Argentina, a ONU Mulheres possui uma equipe-país na capital federal, para gerenciamento de programas e projetos executados com o governo e a sociedade civil, e técnica local em Rosário. No país, estão sendo desenhadas ações no marco das cinco áreas prioritárias da e ONU Mulheres: aumentar a liderança e a participação das mulheres; eliminar a violência contra as mulheres e meninas; aprimorar o empoderamento econômico das mulheres; colocar a igualdade de gênero no centro do planejamento e dos orçamentos de desenvolvimento nacional; e engajaras mulheres em todos os aspectos dos processos de paz de segurança.

Em visita ao país no início de março, a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul realizou reuniões com a sociedade civil, representantes do governo e cooperação internacional para registrar idéias e propostas da Argentina para o primeiro planejamento global da ONU Mulheres.

Comemoração das mulheresAlém do lançamento da ONU Mulheres, a cerimônia terá a apresentação do Centro de Recursos Virtual Generar Igualdad, um portal que visa democratizar o acesso à informação, conhecimento e ferramentas para fortalecer a liderança das mulheres e avançar em políticas públicas com a perspectiva de gênero. Haverá ainda a apresentação da linha editorial de pesquisas para difusão de direitos e produção de estatísticas e o lançamento do I Concurso Literário Maria Elena Walsh “Das avós às/aos meninas/os, contos infantis não-sexistas”, que terá inscrições entre 15 de abril a 16 de julho.

O evento terá também a apresentação do vídeo “Violência midiática contra as mulheres na pauta publicitária” e a performance musical de encerramento do evento com a atriz e cantora Rita Cortese.

Atos em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Data:
17 de março de 2011
Horário: das 14h às 16h
Local: Av. Rivadavia 325- Salón Auditorio Banco Nación – Buenos Aires (Argentina)

Fonte : ONU Mulheres 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS