terça-feira, 29 de março de 2011

PNUD e BNDES discutem parcerias na África

 
 
A promoção da segurança alimentar e o desenvolvimento de fontes alternativas de energia no continente africano servirão de ponto de partida para as parcerias de cooperação Brasil-África que serão firmadas entre o PNUD e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Essa foi a conclusão obtida nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, após encontro dos diretores regionais do PNUD para América Latina e Caribe, Heraldo Muñoz (à direita na imagem), e para a África, Tegegnework Gettu, com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho (à esquerda).
As duas instituições trabalham na finalização de um memorando de entendimento capaz de tornar concretas as intenções de parceria firmadas entre o escritório mundial do PNUD em Nova York e o governo brasileiro no âmbito da cooperação sul-sul, em julho de 2010. “O objetivo da nossa missão com os encontros em Brasília e Rio de Janeiro é o de ver em que áreas da cooperação Brasil-África nós podemos atuar em conjunto e traçar as primeiras ações concretas do acordo assinado no ano passado entre a administradora do PNUD, Helen Clark, e o embaixador Celso Amorim”, afirmou Gettu.
Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, segurança alimentar e segurança energética são pontos estratégicos para o desenvolvimento da África e o Brasil tem condições de oferecer apoio nestas áreas. “Mas para que nossa ação seja realmente eficaz, temos que trabalhar duro no desenho e na criação e planejamento de políticas eficazes. Estou certo de que o PNUD pode nos ajudar a acelerar este processo de aprendizado”, afirmou Coutinho durante o encontro desta quinta-feira.
Alguns projetos-piloto serão traçados na área de formulação de políticas e mobilização da iniciativa privada na África para o desenvolvimento de estratégias que toquem a agricultura familiar e a produção de biocombustíveis. Além disso, PNUD e BNDES trabalharão sobre a possibilidade de parceria na organização de encontros e conferências no Brasil para o debate desses temas. “Gostaríamos muito de contar com a parceria do BNDES na promoção de encontros para a discussão da agenda de desenvolvimento", declarou Heraldo Muñoz.
"Queremos aproveitar as comemorações deste Ano Internacional dos Afro-descendentes, por exemplo, para promovermos um grande evento nesta área”, acrescentou. Na ocasião, o diretor regional do PNUD para América Latina e Caribe também falou sobre os planos da agência da ONU de contribuir para a realização de uma reunião entre ministros de Desenvolvimento Social da África e da América Latina e Caribe, no Brasil, para que todos possam trocar experiências nessa área e criar pontes para a cooperação entre países.
“O Brasil tem grande contribuição a dar em áreas como transferência de renda e ações de combate à fome”, ressaltou Muñoz, citando o Bolsa Família como um caso de sucesso internacional na área de transferência de renda condicionada.
No último dia de encontros, no Rio de Janeiro, os dois diretores regionais do PNUD se encontraram também com representantes da Fiocruz, do Ministério de Relações Exteriores e da Prefeitura do Rio. Nesse último encontro, além de oferecer parcerias para atividades ligadas à Copa do Mundo, eles se mostraram dispostos também a colaborar com a cidade na questão de prevenção de desastres. “Temos um escritório especializado em prevenção de riscos e desastres na América Latina e gostaríamos de promover este intercâmbio”, reforçou Muñoz.

Fonte  e texto : PNUD

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS