sexta-feira, 15 de abril de 2011

Encontro de turismo no Rio de Janeiro

   Começa hojé dia (15), no Rio de Janeiro, o Brazil International Tourism Exchange (Brite), um dos maiores encontros de turismo receptivo da América Latina, promovido pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), com apoio do Ministério do Turismo, entre outras instituições do segmento turístico nacional.

“A gente espera fazer um volume de negócios em torno de US$ 250 milhões e já trazer para o próximo ano um incremento de 20% do número de turistas ao Brasil”, explicou o superintendente-geral da Fecomércio/RJ, Kleber Meira. Atualmente, o fluxo médio de turistas estrangeiros no País é de 5 milhões de visitantes por ano, segundo ele.

O Brite terá, a partir deste ano, periodicidade anual, depois de passar por uma reformulação. “Antes, ele estava muito centrado em uma bolsa de negócios, que era trazer operadores internacionais para comprar o destino Brasil. A partir de agora, com esse novo formato, a gente está realmente fazendo um grande evento de turismo.”

Para a nova bolsa de negócios, estão sendo trazidos os 500 maiores operadores turísticos de 34 países para comprar o destino Brasil. Além disso, o Brite terá uma feira de turismo, onde estarão representados todos os estados brasileiros por meio de suas tradições culturais, gastronômicas e de artesanato.
“A estratégia é fazer uma exposição de produtos e roteiros regionais, para evidenciar as singularidades de cada estado. Durante a feira, as pessoas terão chance de ver a cultura de cada um dos estados”, disse Meira. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas, “no mínimo”, visitem o Brite durante os três dias do evento.

No Fórum do Conhecimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), serão capacitados profissionais em função dos eventos programados para o País nos próximos anos, entre os quais a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016, de acordo com o superintendente-geral da Fecomércio/RJ.

O Brite contará ainda com o Espaço Empreendedorismo, que reunirá pessoas e empresas interessadas em investir no Brasil. “Vamos colocá-las em uma sala para fazer negócios”.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, participará da cerimônia de abertura do Brite, na tarde desta sexta-feira, no Cais do Porto do Rio de Janeiro. Também nesta sexta, a operadora norte-americana Brasil Tour Operators Association (BTOA) lançará a campanha de promoção do Rio de Janeiro em Nova York Rio Loves You...So “Get Rio, New York”.

A campanha tem orçamento previsto de US$ 1 milhão e foco no verão carioca. Ela deve ir ao ar em setembro e será veiculada pela empresa americana CBS para 37 canais de televisão, 144 estações de rádio, 550 outdoors e mais de 200 sites.

Fonte:
Portal Brasil
Agência Brasil 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS