quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mundo tem escassez de 350 mil parteiras, diz Fundo de População

Agência da ONU, Unfpa, vai lançar relatório em junho sobre a situação das profissionais, que em muitas partes do mundo, representam o primeiro contato de mulheres com serviços de saúde.
Foto: UnfpaO Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, afirmou que o mundo passa por uma carência de 350 mil parteiras, resultando na morte desnecessária de centenas de milhares de recém-nascidos.
Atualmente, as parteiras treinadas salvam quase todas as mulheres que passam por complicações no parto ou as encaminham para cuidados médicos especializados.
Equipamentos
Com habilidades médicas, equipamentos e remédios, as parteiras ajudam as mães e também os bebês em suas primeiras horas de vida. Em muitas partes do mundo, elas são o primeiro contato das mulheres com o serviço de saúde.
Em junho, o Unfpa vai lançar um relatório, o primeiro do tipo, sobre a situação das profissionais em 60 países, com estatísticas e padrões globais. O objetivo é fortalecer a atividade e identificar oportunidades de financiamento em qualificação e políticas públicas.
Além disso, o relatório pretende examinar o número de parteiras e sua distribuição no mundo. Serão tratados ainda temas como educação, regulamentação profissional e ajuda externa.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Foto: Unfpa

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS