sábado, 18 de junho de 2011

Desertificação aumenta progressivamente


Luanda  - A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, afirmou hoje (sábado), na Ilha do Mussulo, em Luanda, que a desertificação de algumas zonas, a nível do território nacional, tem sido progressiva.
 Em declarações à Angop, à margem do lançamento do projecto “Adopte uma Árvore – Angola”, que visa preservar a flora e a biodiversidade do país, a responsável justificou que os "graves problemas" são notórios, sobretudo, nas províncias do Kuando Kubango, Moxico e Lundas Sul e Norte.
 Sem precisar datas e dados, a titular da pasta do Ambiente referiu que anteriormente a desertificação avançava cerca de 5 porcento/ano.
 "Todos os dias aquelas áreas são devastadas e a percentagem de desertificação e seca muda", disse, salientando que facto provêm do aumento do grau de calor, falta de chuvas e queimadas florestais.
 Em função disso, salientou, o Executivo criou programas de acções que visam integrar todos no combate à seca e desertificação do país.
 "Exemplo é este programa de plantação de 700 árvores na Ilha do Mussulo, fora as 100 milhões que se pretende colocar em outras regiões”, avançou a ministra.
 A governante considerou ainda importante a educação ambiental e consciência das comunidades, por forma reduzir gradualmente os prejuízos ao meio ambiente para se obter resultados positivos.
 O Dia Mundial de Combate a Seca e Desertificação foi comemorada a  17 de Junho (sexta-feira). 


Fonte e foto : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS