domingo, 12 de junho de 2011

Parteiras tradicionais aperfeiçoam técnicas


Luanda – Trinta parteiras tradicionais iniciaram ontem dia 11 de junho no município do Sambizanga, em Luanda, um seminário de capacitação para aperfeiçoarem as suas técnicas de trabalho, numa acção promovida pela associação Acção Angolana dos Técnicos de Laboratórios Clínicos Cristãos para o Desenvolvimento Comunitário.
 De acordo com o coordenador da associação, Beto Destino, as parteiras estão a ser formadas por duas profissionais de saúde especializadas na matéria, funcionárias das salas de parto do centro António Agostinho Neto.
 O responsável fez saber que as parteiras estão a reforçar os conhecimentos sobre os cuidados no processo do parto, com os recém-nascidos e com a higiene antes, durante e pós-parto.
 A formação terá a duração de três dias e serão ministrados temas como "O processo de parto”, “Cuidados do bebé” , “A prevenção do VIH/Sida antes e durante o parto”, e “A prevenção do tétano neonatal”.
 Após a formação, as parteiras serão auxiliadas por especialistas, durante seis meses, com vista a poderem corrigir possíveis erros durante os partos e melhorar os seus métodos de trabalho.
 No último dia do curso, previsto para terça-feira , serão entregues kits de trabalho, oferta da Administração Municipal do Sambizanga, bem como certificados de participação.
 A Acção Angolana dos Técnicos de Laboratórios Clínicos Cristãos para o Desenvolvimento Comunitário existe desde 1996, com 30 membros, e tem como objectivos fomentar a saúde curativa, reprodutiva, preventiva, assim como prevenir todas formas de violência.
 
Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS