quinta-feira, 23 de junho de 2011

Projecto "Água para todos" beneficia 1,2 milhões de cidadãos

Angop
Programa Água para Todos benneficia mais de um milhão de pessoas
Programa Água para Todos benneficia mais de um milhão de pessoas
Uíge
- O projecto "Água para todos" em curso no país desde 2007 já beneficiou 1,2 milhões de cidadãos em várias localidades angolanas, segundo anunciou hoje, quinta-feira, na província do Uíge, a ministra da Energia e Águas, Emmanuela Vieira Lopes.
 Intervindo na abertura do primeiro Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Energia e Águas (Minea), a ministra frisou que fruto da implementação do projecto está a ser melhorada a qualidade de vida dos angolanos, principalmente dos residentes nas áreas rurais.
 “O objectivo primário deste programa é o de incrementar incondicionalmente a oferta deste bem primordial à sobrevivência do planeta, para que em 2012 seja possível haver uma quantidade disponível nas áreas rurais e também nos meios urbanos”, disse.    
 De acordo com Emmanuela Vieira Lopes, em Dezembro de 2010, a população rural de Angola era estimada, aproximadamente, de sete milhões e 259 mil habitantes. “Na altura, a taxa de cobertura do abastecimento de água potável cifrava-se em 38 porcento. Com a construção de mais 700 pequenos sistemas de abastecimento e a activação de dois mil furos, a taxa deverá alcançar 49 porcento, ainda em 2011”, realçou.
 O projecto Água para Todos", de iniciativa presidencial, prevê abranger 300 mil localidades angolanas, a sua implementação, gizado pelo Governo Central, que prevê beneficiar até 2012 cerca de 80 porcento da população da zona rural, está a elevar a qualidade de vida nas comunidades, principalmente entre as pessoas do meio rural, e contribuir no processo de desenvolvimento em curso no país.
 O programa, que teve o seu início em 2007, como projecto-piloto nas províncias de Cabinda, Uíge, Benguela e Bengo, foi inaugurado, em Agosto deste ano, na comuna de Kabiri (província do Bengo), pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. 
 O projecto, dirigido pela Secretaria de Estado das Águas, integra ainda os ministérios da Administração do Território, Saúde, Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Saúde e o Secretariado do Conselho de Ministros. 
 A execução prática do programa é da responsabilidade dos governos provinciais, competindo a estes a indicação das áreas prioritárias, assim como a sua gestão financeira. 
 A concepção do "Água para Todos" teve em consideração o facto de que o abastecimento de água potável constitui uma das condições fundamentais para a saúde e bem-estar da população, bem como para o desenvolvimento económico e social do país. 
 Angola possui um sistema de escoamento superficial anual estimado em cerca de 140 quilómetros cúbicos, que comportam 47 bacias hidrográficas, tornando o país num dos mais ricos da região Austral de África neste ramo. 


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS