terça-feira, 19 de julho de 2011

Aluno de Música é selecionado para o Festival Internacional na Alemanha

Douglas Nascimento foi selecionado entre 400 cantores líricos de várias partes do mundoO musicista Douglas Nascimento, cantor lírico e pianista, aluno do Bacharelado em Canto da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação do profº Eduardo Xavier, sendo o único de fora do eixo Rio - São Paulo, foi um dos quatro brasileiros selecionados entre mais de 400 cantores líricos de várias partes do mundo para compor o Coro Acadêmico do 26º Schleswig-Holstein Musik Festival, um dos mais importantes festivais de Música Clássica da Europa, que está sendo realizado acontecerá no estado de Schleswig-Holstein, norte da Alemanha, e se prolonga até o dia 28 de agosto.O processo seletivo foi realizado nas mais importantes cidades do mundo, tais como Berlin, Paris, Moscow, Glasgow, Dublin, Jerusalém, Johannesburg, dentre outras. São Paulo foi a única do continente americano a ser contemplada e onde o representante alagoano realizou a prova.
Durante todo o festival, o jovem cantor lírico executará obras de grande importância para a história da Música, tendo a oportunidade ímpar de realizar um valioso aperfeiçoamento musical através do variado, extenso e rigoroso repertório que será executado sob a regência de grandes expoentes mundiais da Música Clássica, tais como Paul McCreesh, Daniel Reuss, Stephen Connoly e Rolf Beck. A programação completa do festival pode ser encontrada na página oficial do evento.
Biografia
Natural de Maceió (AL), Douglas Nascimento iniciou seus estudos musicais com o profº Adeilton José, com quem estudou teclado e teoria musical. Ainda criança, foi introduzido no universo da música vocal, mas especificamente no Canto Coral, participando de coros de igreja e também de instituições como OAB (Secção AL), Secretaria Executiva de Educação (AL), todos regidos pelo Maestro Max Carvalho, de quem recebe orientação musical até os dias atuais. Realizou diversos cursos e oficinas de Canto com professores como Marília Vargas (PR), Karine Serafin (França) e Pedro Couri (MG), Eliane Sampaio (RJ), Myrna Rubim (RJ), Marília Álvares (GO), assim com também recebeu orientação instrumental com os professores Alessandro Santoro (Brasil/Cravo) e Kyoko Kanazawa (Japão/piano).
Sob a orientação do profº Eduardo Xavier, cursa o 8° período do Curso de Bacharelado em Canto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde durante dois anos foi monitor do Núcleo de Técnica e Expressão Vocal. Atuou como profº de Técnica Vocal do Centro de Belas Artes do Estado de Alagoas (Cenarte). Além disso, é pianista, preparador vocal e barítono da Camerata Pró-Música de Alagoas, grupo com o qual vem desenvolvendo uma extensa programação de concertos e recitais, sob a direção do maestro Max Carvalho.
Fonte : UFAL

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS