sexta-feira, 5 de agosto de 2011

África do Sul terá semana comemorativa no Brasil

Por Daiane Souza 

Foto: Marcelo Lucena - Ascom/MinCPrevista para os dias 26 a 30 de outubro de 2011, a Semana da África do Sul no Brasil foi um dos temas tratados pelo embaixador Bangumzi Sifingo com a ministra da Cultura Ana de Hollanda e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, na última quarta-feira (04/08). Em reunião, eles discutiram as possibilidades culturais para o evento. 
De acordo com a ministra Ana de Hollanda, o Brasil tem uma relação muito forte com a África do Sul e a semana de eventos sul-africanos será muito rica. “Uma importante oportunidade para conhecimento das semelhanças e diferenças culturais”, considerou.  Ela explicou que o Ministério da Cultura (Minc) buscará um acordo oficial entre a Embaixada e o Ministério de Relações Internacionais para desenvolvimento do segmento cultural, visando o fortalecimento do intercâmbio entre os países. 
Na programação do evento devem constar mostras de filmes, debates de diretores e produtores cinematográficos, culinária, música e artesanato. “A promoção do comércio de produtos sul-africanos e brasileiros pode aumentar o volume de negócios”, destacou o embaixador da África do Sul, Bangumzi Sifingo. 
Para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Araujo, a parceria vai produzir benefícios mútuos. “Vai proporcionar a valorização internacional dos elementos culturais dos dois países”, concluiu. 

OUTRAS PROPOSTAS – Bangumzi Sifingo convidou Ana de Hollanda e sua equipe a acompanhar a visita da presidente Dilma Rousseff à África do Sul, nos dias 18 e 19 de outubro, quando acontecerá a Cúpula Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). “Na visita muitas parcerias estratégicas poderão ser assinadas: saúde, reforma agrária, turismo. Outro pedido do embaixador foi um espaço para a instalação de uma Casa Cultural da África do Sul no estado da Bahia. Proposta que deve ser estudada pelo Ministério da Cultura. A instalação de uma Casa do Brasil na África do Sul também foi discutida. 

Criação: Daniel Cabral

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS