quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Delegação angolana no seminário sobre construção de zonas económicas

Beijing - O secretário para Assuntos Económicos da Presidência da República, Armando Manuel, chegou a Beijing, à frente de uma delegação multissectorial do executivo angolano que participa desde segunda-feira no seminário para funcionários de alto nível sobre construção de zonas económicas.
 O seminário teve início segunda-feira, em Beijing, no Instituto de Comércio Internacional do Ministério do Comércio chinês
 Segunda-feira, à sua chegada na capital chinesa, Armando Manuel foi recebido, no aeroporto internacional de Beijing, pelo vice-presidente da Academia Internacional de Negócios do Ministério chinês do comércio, Zhu Liung, pelo embaixador angolano cessante, João Manuel Bernardo, e por diplomatas da missão diplomática angolana em Beijing.
 No seminário, especialistas chineses estão a administrar matérias relativas às estratégias a ter em conta na construção de zonas económicas para o desenvolvimento.
 Entre outros temas agendados, os participantes vão tomar conhecimento da política de reformas e da abertura ao mundo da economia da República Popular da China, bem como as suas experiências no âmbito da construção de zonas económicas especiais.
 A elaboração, execução dos planos quinquenais no quadro da polìtica de desenvolvimento sustentável, a concepção e o desenvolvimento de zonas económicas especiais, a promoção para o desenvolvimento da economia e da sociedade e a contribuição das zonas económicas especiais para o crescimento do estado, entre outros temas, constam do programa do seminário.
 Hoje, será abordada a política de desenvolvimento e a internacionalização das empresas estatais, sua vinculação às zonas de desenvolvimento económico, financiamento e promoção das exportações, numa palestra a ser administrada pelo director do Centro de estudos do Comité Administrativo dos Bens estatais do Conselho do Estado, Li Baoming.
 Li Baoming dissertar, durante a palestra, sobre  sobre o desenvolvimento da agricultura, indústria, construção, transporte e treinamento, assim como formação de recursos humanos.
 A chefe do Departamento de Operações Multinacionais do Instituto de Cooperação Internacional de Negócios e Comércio, Xing Houyuan, vai dissertar sobre a história das zonas económicas desenvolvimento da República Popular da China, problemas e resoluções.
 A delegação multisectorial angolana vai deslocar domingo, a Macau, última etapa da visita de trabalho, onde será recebida pelas autoridades da Região Administrativa Especial da República Popular da China.
 Quer na China continental quer na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, a delegação multisectorial angolana vai visitar pólos industriais e turísticos de relevância, empresas, portos, centros administrativos e tecnológicos e câmara geral do comércio da China, entre outras áreas.
 Participam no evento, organizado pelo Ministério do Comercio chinês, os secretários de estado da cooperação do Ministério das Relações Exteriores, de Tesouro, da Indústria, da Construção, do Ensino Superior, da Ciência e Tecnologia, da Agricultura, Exâlgina Gambôa, Manuel Neto da Costa, Kiala Ngone Gabriel, José Joanes André, Adão Gaspar Ferreira do Nascimento e José Amaro Tati, respectivamente.
 Os vice-ministros do Planeamento, Gualberto Lima Campos, das Telecomunicações, Aristides Frederico Sofeca, dos Petróleos, Aníbal Octávio Teixeira da silva, e dos Transportes Rodoviários, José João Kuvíngua, participam igualmente do evento.
 No seminário, com a duração de dez dias, participam directores nacionais, dos ministérios da Geologia e Minas, Economia, Transportes, Comunicação Social, das direcções nacionais de Impostos, de Desenvolvimento Tecnológico Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, da empresa Pura Imagem e os PCA da Angola Telecom, da ZEE e da Gesterra.


Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS