quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2º Festival de Cultura Afro-brasileira acontece nesse fim de semana

A Associação do Centro de Desenvolvimento de Arte e Capoeira LuandAngola, com apoio da prefeitura de Caratinga, realiza nos dias 16 e 17 o 2º Festival de Cultura Afro-brasileira.  O projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura - FMC que avaliou os critérios como, qualidade do projeto, alcance social, valorização do espaço público, previsão de continuidade, clareza dos objetivos.
De acordo com secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Juarez Gomes de Sá, “o Festival tem como finalidade valorizar a cultura afro-brasileira no município. A capoeira é um patrimônio imaterial da cultura no país. Sempre devemos valorizá-la” disse.
Fábio Amorim, idealizador do projeto e professor de capoeira, afirma que o projeto envolverá a cidade de Caratinga e, também, contará com a presença de participantes da Bahia, Minas e Espírito Santo.  “O objetivo do projeto é fomentar a cultura da capoeira como identidade de um povo. A capoeira existe desde a época dos escravos e, hoje, ela é mais que uma cultura negra, é também é um esporte. Durante essa semana realizamos uma exposição na Casa de Cultura com artigos sobre capoeira. Na sexta-feira (16), as 18 horas, junto com os representantes de outros estados  lançaremos o CD "Ensaio" LuandAngola, com músicas de capoeira”,disse. No sábado (17), a partir das 9 horas na Praça Cesário Alvim, haverá um “aulão” de capoeira com o tema “Capoeira contra a discriminação”, mostrando para a população todos os detalhes que compõe a capoeira. O evento seguirá até as 21 horas com várias apresentações.
O idealizador do projeto ainda agradece ao prefeito João Bosco que, através do recurso do Fundo Municipal de Cultura, aprovou o projeto e possibilitou sua realização. “Agradeço ao prefeito porque através do recurso do FMC possibilitou a realização deste projeto e de muitos outros que movimentarão a cultura na cidade” disse.


Fonte e texto : assessoria de comunicação Prefeitura Caratinga

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS