quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ribeirópolis, na região do agreste sergipano, ativa Coordenadoria de Políticas para as Mulheres

O município de Ribeirópolis/SE instalou a Coordenadoria de Políticas para as mulheres neste mes de outubro/11.
“A partir de agora vamos divulgar as políticas públicas direcionadas às mulheres, afirmou a nova coordenadora, Marineusa Santos Menezes. Queremos trabalhar com a prevenção e para isso vamos promover ações de combate à violência contra a mulher. Com o apoio da prefeitura e a parceria da Secretaria das Mulheres poderemos realizar um grande projeto”, salientou. Estavam presentes, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos; a prefeita Uita Barreto; a delegada do município, Ana Paula Moreira; e representantes de movimentos sociais estiveram presentes na cerimônia de instalação da Coordenadoria.

Programação - Com um público formado em sua maioria por mulheres, a solenidade de instalação da Coordenadoria constou de apresentação cultural, exposição de trabalhos manuais confeccionados por mulheres da localidade e pronunciamentos. A estudante de Serviço Social da UFS e estagiária da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Luciana Ferreira, apresentou um projeto acadêmico intitulado ‘Conquistando Espaços’. Segundo a universitária, o tema prevê estimular o controle social visando à implantação de Conselhos dos Direitos da Mulher no estado de Sergipe.

Igualdade - “Estamos vivenciando um momento muito importante. Ribeirópolis está sendo um exemplo”, ressaltou a secretária de Políticas para as Mulheres de Sergipe. “Aqui tem uma prefeita, uma delegada, uma secretária e uma coordenadora, disse apontando para a mesa. São as mulheres ocupando espaços que há certo tempo eram destinados apenas aos homens. Não queremos ser melhores, apenas iguais”, enfatizou. A secretária fez um relato das mudanças ocorridas nos últimos tempos no que diz respeito às questões de gênero.Para a prefeita Uita Barreto, a coordenadoria será um espaço as mulheres conhecer e discutir sobe seus direitos e deveres.

Comemoração - Marinalva de Jesus, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de
Ribeirópolis, disse que o momento deveria ser comemorado. “Precisamos de um local como esse. Assim a gente vai ter mais um espaço para lutar por melhor qualidade de vida para as mulheres que vivem na roça”, completou.

Coordenadorias municipais - O estado de Sergipe conta com 25 coordenadorias municipais de Políticas para as Mulheres, distribuídas nos municípios de Poço Verde, Tobias Barreto, Estância, Lagarto, Simão Dias, Umbaúba, Cistinápolis, Boquim, Aracaju, Laranjeiras, Maruim, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D'Ajuda, São Cristóvão, Japaratuba, Carmópolis, Santana do São Francisco, Propriá, Itabi, Nossa Senhora das Dores, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Ribeirópolis.

Fonte : SPM

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS