sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Campanha para erradicar a violência contra mulheres e crianças lança sua nova imagem

Montevidéu (Uruguai) – No dia  8 de novembro às 18 horas, no Museu Zorrilla, as Nações Unidas em Uruguai lançaram a nova imagem da campanha “ATIVA-TE  Uruguai pelo fim da violência contra as Mulheres e meninas”.  Esta iniciativa  reforça o trabalho de numerosas organizações e instituições e faz parte da campanha “ Una-se pelo fim da violência contra mulheres e meninas”, que o Secretário Geral  das Nações Unidas, Sr. Ban Ki-moon lançou em 2008.
Durante o evento foi feito o uso da palavra : a Senadora Lucía Topolansky, la Sra. Asha-Rose Migiro, Vice-secretária Geral das Nações Unidas,  a Sra. Helen Clark, Presidenta do Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Sra. Michelle Bachelet, Diretora Executiva de ONU Mulheres,  Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL e a Sra. Susan McDade, Coordenadora Residente das Nações Unidas.
 Esta ação coincidiu com a celebração em Montevidéu da IV Conferência Intergovernamental de alto nível sobre Unidos na Ação, patrocinada pelo governo de Uruguai e as Nações Unidas, na qual foi avaliados os resultados desta nova forma de gestão da cooperação para o Desenvolvimento e da qual Uruguai é um dos oito países pilotos a nível mundial.
Esta campanha em Uruguai foi utilizada como exemplo de boa prática interagencial e interinstitucional, pois participam dela, desde suas experiências e competências específicas, várias agencias de Nações Unidas, autoridades nacionais, departamentais e locais e organizações da sociedade civil.

“NO/ON” contra a violência
A campanha “ATIVA-TE Uruguai” se lançou em outubro de 2010 utilizando a palavra NO na cor magenta como elemento gráfico, que podia transformar-se em ON como elemento simbólico de ação. Na primeira fase da campanha uma centena de pessoas, anônimas e públicas, prestou sua imagem e em todo o país foram realizadas ações que incluíam marchas, oficinas, seminários, concertos e encontros de jovens. Também o Secretário Geral  das Nações Unidas, Sr. Ban-ki Moon, durante sua visita a Uruguai em junho último, quis fotografar-se mostrando sua adesão à iniciativa.
 Durante este ano, a campanha ideada pela Fundação Visionair e com fotografias de Sussette Kok, insistirá novamente na importância que os homens têm na tarefa de acabar com a violência contra as Mulheres e meninas, com foco nos jovens. Continuam usando o NO/ON, mas as pessoas fotografadas são duplas de homens, cada um deles segurando uma das duas letras N e O. Desta maneira, procura-se mostrar que a eliminação da violência é uma responsabilidade comum e que os homens têm uma parte importante no compromisso de erradicá-la. As imagens desta nova fase da campanha  serão expostas no pátio do Museu. 




Fonte : UNIFEM

Um comentário:

Gabi Rosa disse...

Mto importante essa campanha e fico feliz em saber q tem gente lutando pela gente!

Bjs Amada!

gabirosaflor.blogspot.com

MAIS LIDAS