sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Brasil financia agricultura familiar com 74 ME


Moçambique /Maputo - O Brasil vai conceder um crédito de cerca de 74 milhões de euros a Moçambique para a dinamização da agricultura familiar, anunciou na quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior brasileiro, anunciou hoje (sexta-feira) a Lusa.  
    A decisão, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior do Brasil, prevê que o dinheiro seja aplicado na compra de máquinas e equipamentos agrícolas produzidos pelo Brasil. 
 Além da concessão daquela verba, a ajuda contempla ainda o estabelecimento da cooperação técnica para a promoção da agricultura familiar, no âmbito do Programa Mais Alimentos, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário brasileiro.     
 O financiamento integra-se no quadro do programa Mais Alimentos África, uma réplica do Programa Mais Alimentos, criado pelo Brasil e objecto de cooperação com países africanos, como Gana e Zimbabué.   
 Apesar de deter 36 milhões de terra fértil, Moçambique ainda enfrenta um enorme défice alimentar, devido ao seu fraco desenvolvimento agrícola, por causa do baixo financiamento ao sector.      
 O financiamento aprovado pela Camex do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior do Brasil inclui ainda Cuba, que vai receber, no quadro da iniciativa, pouco mais de 53 milhões de euros para programas de desenvolvimento agrário.   


Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS