segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Busto de Nefertiti atraiu mais de um milhão de visitantes no museu de Berlim em 2010


Berlim - O busto da rainha egípcia Nefertiti, com mais de três mil anos, foi o principal motivo de atração nos museus em Berlim, que registraram em 2010 um número recorde de entradas, num total de 15 milhões de visitantes.  
  A imagem da Rainha do Nilo, exibida no Neues Museum, em Berlim, recebeu 1,1 milhões de visitantes no ano de 2011, arrebatando a liderança do museu vizinho, o Pergamon, que registou um milhão de entradas.
 O busto está exposto desde finais de 2009 no museu alemão, reaberto no ano de 20111, após obras de restauro do edifício bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, num projecto liderado pelo arquitecto britânico David Chipperfield.
  O busto foi descoberto em 1912 pelo arqueólogo alemão Ludwig Borchardt no vale de Amarna, entre as cidades de Luxor e o Cairo, e tem sido reclamado insistentemente pelas autoridades egípcias. 
  O Neues Museum foi fortemente bombardeado entre 1943 e 1945 durante os raides das forças aliadas sobre Berlim, mas a peça não sofreu danos, porque foi escondida numa mina da região da Turíngia, de onde foi resgatada pelas tropas norte-americanas. 
 Outras peças importantes são a Coleção de Tróia, ou Tesouro de Priamos, descoberto na antiga Tróia, na costa ocidental da Turquia, em 1873, pelo arqueólogo alemão Heinrich Schliemann, e o crânio do Homem de Neanderthal, encontrado em Le Moustier, na França. 


Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS