sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Encontro Feminista Autônomo da America Latina e do Caribe - Porto Alegre

28 de Abril  a 30 de maio de 2012




EFAlac 2012 acontecerá entre 28 de abril e 01 de maio de 2012, mas  desde agora, estão sendo gerados espaços de debate, discussão, construção, consciência e tudo o que  sirva para avançar nas práticas e teorias feministas autônomas.
Já em Porto Alegre,  no dia 14 de janeiro, acontecerá  um festerê para juntar fundos e divulgar o encontro. A orientação é  que todas inventam em atividades como festas ou outras coisas que a criatividade inspirar, para arrecadar fundos para a suas viagens e ao mesmo tempo, reforçar as ação e práticas feministas autônomas e contribuir com o encontro. Só assim teremos um EFAlac 2012 realmente continental, político e autogestionado.
A proposta é dar uma “personalidade” ao EFAlac 2012  todas poderam  pensar e criar um logotipo, um pequeno desenho que represente a luta das mulheers com a força e garra  colocada no cotidiano.
Não é concurso, não haverá prêmios, nem ganhadoras, mas haverá o reconhecimento de todas as almas que clamam por se verem representadas. A finalidade é difundir as pegadas  inquietantes por todos os lugares que habitam as mulheres.
As reuniões de construção do EFAlac são abertas à todas as feministas que desejem participar.
As reuniões acontecem todas as quintas-feiras no Comitê Latino Americano, Rua Vieira de Castro, 133 – Porto Alegre, as 19.30 hs.


Histórico do Encontro Feminista Autônomo da America Latina e do Caribe

O que é o EFAlac? No ano 2009, algumas feministas autônomas radicais da AMLAC decidiram  encontrar uns dias antes do EFLAC – Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho. Muitas não se identificaram com as práticas do feminismo institucional. Como idéia não era concorrer, nem optar pelo famoso “quem não está comigo, está contra mim”, construímos a possibilidade de poder participar dos 2 encontros e vivenciar diferentes feminismos e práticas.


Ao final do encontro as mulheres reuidas decidiram pela autônomia  entendendo  que sendo autônomas não  apegaria a datas e lugares definidos por outras correntes, é por isso que o seguinte EFAlac não aconteceu na Colômbia em novembro de 2011, junto com o XII EFLAC.

Próximo encontro
Dentro do espírito de alimentar a chama da autonomia e do feminismo radical, esta sendo  preparado o próximo EFAlac que será em Porto Alegre, Brasil, do 28 de abril a 1º de maio de 2012.

Esse encontro, como o anterior, será autogestionado.  Mantendo  a posição política da autônomia frente a governos, estados, igrejas e Grandes Financiadoras que tentam impor suas agendas através do nosso ativismo, mudando muitas vezes, o rumo dos nossos ideais e transformando grupos informais e coletivas independentes em ONGs e micro empresas, ativistas em funcionárias ou porta-vozes do governo.

" Como rebeldes, feministas autônomas e radicais, temos o princípio de ir às raízes da ideologia dominante e sabemos que esta viagem bate de frente com os interesses da base do sistema patriarcal capitalista, como é o caso das ONGs e empresas que trabalham para mantê-lo vivo e para domesticar a nossa luta. Entendemos a diferença de ser ONG e de trabalhar para manter o sistema, sabemos que não são sinônimos, mas também é fácil perceber que em muitos casos coincide num casamento feliz. Esses são alguns traços que fundamentam nossa idéia de autonomia e que vão orientar nosso encontro."

 A equipa da organização do encontro está trabalhando para que uma vez em Porto Alegre, todas as participantes contem com hospedagem solidária, alimentação de qualidade com produtos da agricultura orgânica, muita festa, debates e irreverência.


A ficha de inscrição deve ser preenchida até  29 de fevereiro.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS