sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Concurso do Plenarinho vai premiar melhor roteiro de radionovela envolvendo a temática de gênero


  Concurso do Plenarinho vai premiar melhor roteiro de radionovela envolvendo a temática de gêneroO Plenarinho  selecionará o melhor roteiro de radionovela escrito por crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos sobre o tema “Gênero”. O objetivo é proporcionar a reflexão, entre os estudantes, sobre os estereótipos que estabelecem algumas atividades como tipicamente masculinas e outras como exclusivamente femininas.
Segundo o sítio da Agência Câmara, a reflexão sobre a questão de gênero nas escolas tem sido cada vez mais recorrente entre pedagogos e outros profissionais de Educação. Assim, diante do crescimento do fenômeno conhecido como “bullying”, é comum ver meninas que jogam bola e meninos que gostam de realizar tarefas domésticas receberem apelidos depreciativos, como forma de
crítica à adoção de comportamentos considerados masculinos e femininos, respectivamente.
O assunto é motivo de preocupação entre os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU). Tendo como objetivo identificar como as crianças lidam com a questão de gênero, o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres está realizando uma pesquisa com estudantes e professores de todo o mundo. Para participar, basta responder a questionários disponíveis na internet.
Na Câmara dos Deputados, a equipe do Portal Plenarinho também quer estimular crianças e adolescentes brasileiros a refletir sobre o assunto. Para tanto, está promovendo um concurso que selecionará o melhor roteiro de radionovela escrito por estudante com idades entre 9 e 14 anos sobre a questão de gênero. O vencedor terá o texto adaptado para veiculação na Rádio Câmara e receberá um jogo, DVD e livro como prêmios. O texto deve ter, no máximo, três páginas (folha A4), e ser redigido em fonte 12, Arial ou Times New Roman, com espaçamento duplo.
 Os roteiros devem ser enviados até o dia 9 de março para o email plenarinho@camara.gov.br ou pelo correio para: Turma do Plenarinho – Câmara dos Deputados, Esplanada dos Ministérios, Anexo I, 15º andar, sala 1503, CEP 70.160-900 – Brasília/DF.

O resultado será divulgado no dia 20 de março.
Saiba mais sobre o concurso clicando aqui.




Fonte : Obsrevatoriobrasildaigualdadedegenero

Foto: Monica Aguiar

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS