quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rio+20: Mulheres discutem ‘Plataforma 20’ , nesta 5ª feira, em encontro no Rio de Janeiro


Encontro terá a participação da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, e tem como objetivo elaborar a “Plataforma 20”, composta por propostas de ações da Rede de Mulheres Brasileiras pela Sustentabilidade para a Conferência Rio+20

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, a Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade se reúne, nesta quinta-feira (31/05), das 9h às 14h, no Rio de Janeiro. O grupo vai intensificar a mobilização para inserir a temática do empoderamento das mulheres nos debates sobre desenvolvimento sustentável na Rio+20, a ser configurada no documento “Plataforma 20” Propostas de Ações da Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade – Contribuições para a Conferência Rio +20.
O encontro terá a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e da ministra Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente. À frente da temática mulheres e sustentabilidade, as ministras farão pronunciamento, a fim de levar os grandes temas que vêm sendo discutidos por diferentes grupos de mulheres em torno da Rio+20.
São aguardadas 250 pessoas, entre mulheres brasileiras líderes que estejam ocupando cargos em empresas públicas ou privadas, em organizações não governamentais, universidades e que se interessem pelas questões relativas à promoção de sociedades mais sustentáveis. Grandes empresas como Unilever, Pepsico, Coca-cola, Walmart e Grupo Abril farão parte do debate.
 Rede de Mulheres e Rio +20 - Após os discursos das ministras, acontecerá o painel “Importância do Trabalho das Redes de Mulheres e a Rio +20”, das 9h40 às 10h20. O assunto será abordado pela corregedora Nacional de Justiça e ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon; da representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares; da representante da Fundação Ford no Brasil, Nilcéa Freire; e da empresária e conselheira do Instituto Ethos, Celina Carpi. A moderação estará sob a responsabilidade da jornalista Rosana Jatobá.
 
O segundo painel tem como enfoque “Mulheres e Consumo no Brasil”. Está dividido em duas etapas, sendo a primeira parte dedicada à apresentação de pesquisa inédita, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros. Os resultados serão expostos pela secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo. Na segunda rodada, estão previstos comentários e sugestões à pesquisa a serem feitos pela diretora de Núcleo das Revistas Boa Forma, Saúde e Vida Simples, e Bons Fluídos da Editora Abril, Márcia Neder; pela presidenta da Divisão de Bebidas da Pepsico Brasil, Andréa Alvarez; pela diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da UNILEVER, Juliana Nunes; pelo presidente do Instituto Akatu para o Consumo Consciente, Hélio Mattar; e pela pesquisadora titular da Universidade de Santa Catarina, Júlia Guivant. A segunda parte do painel terá moderação da diretora do programa de Pós-Graduação em Consumo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fátima Portilho.

Propostas e Ações - “Plataforma 20 – Propostas de Ações da Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade – Contribuições para a Conferência Rio + 20” é o tema do último painel, a ser realizado das 12h às 13h, que tem como objetivo elaborar um documento propositivo à conferência. Participarão da mesa, a diretora de Relacionamentos da empresa KPMG, Ieda Novaes; a presidenta da Masisa no Brasil, Marise Barroso; a diretora de Negócios Sustentáveis da Coca-Cola do Brasil, Cláudia Lorenzo; e a diretora de Sustentabilidade da Rede Walmart no Brasil, Camila Valverde. A moderação ficará com a consultora do World Research Institute – WRI, Raquel Bidderman.   
Mulheres pela sustentabilidade - Criada em novembro de 2011, a Rede Brasileira de Mulheres pela Sustentabilidade quer atrair e mobilizar mulheres líderes que atuam em empresas públicas e privadas, bem como em organizações  governamentais ou multilaterais interessadas nas questões de gênero e da sustentabilidade. 

O objetivo da Rede é formular no âmbito de uma iniciativa do Brasil, na conferência Rio + 20, um conjunto de ações ou programas que possam fazer diferença em três diferentes agendas:
 1) “O papel das mulheres nos conselhos de administração das empresas”, levando a dimensão da sustentabilidade ao coração dos negócios e das empresas;
2) incentivo ao empreendedorismo verde e aos negócios sustentáveis com a liderança de mulheres; 
3) promover mudanças necessárias nos padrões de consumo e produção atuais.

Visite o hotsite da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade:  
 
 
Encontro da Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade
Data: hojé -  31 de maio de 2012 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 14h
Local: Espaço Tom Jobim (Jardim Botânico) – Rio de Janeiro/RJ
 
 
 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS