sexta-feira, 15 de junho de 2012

Macapá recebe, no dia 18/6, dois centros de referência de atendimento às mulheres em situação de violência


Com financiamento da SPM, novos equipamentos conquistados pelas mulheres estão localizados na Zona Sul e na Zona Norte da capital do Amapá
 
O enfrentamento à violência contra as mulheres será reforçado em Macapá. No dia 18 de junho, serão inaugurados dois Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAMs). Os novos equipamentos conquistados pelas mulheres estão localizados na Zona Sul e na Zona Norte da capital do Amapá. “Esses novos centros são muito importantes, pois eles contribuem para a saída da mulher da situação de violência”, destaca a secretária nacional de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) Aparecida Gonçalves.
 
Os novos centros são financiados pela SPM-PR, por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, e a Prefeitura de Macapá (AP). O investimento da SPM soma R$ 350 mil, destinados para aquisição de equipamentos de informática e mobiliário, cujos recursos R$ 175 mil foram aportados em cada um dos dois centros de referência. Em ambos os centros, o valor do governo federal corresponde a 90% dos investimentos realizados para viabilização dos espaços de atendimento às mulheres em situação de violência.
 
Pela manhã, às 9h, será inaugurado o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Izaura Pereira Góes da Silva (in memorian), da Zona Sul. Durante a tarde, às 16h, acontecerá a cerimônia de lançamento do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Janice Azevedo Melo dos Santos Palmerin (in memorian), da Zona Norte. Este equipamento homenageia a primeira coordenadora de Políticas para as Mulheres de Macapá. 
 
Os atos terão a presença da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lucenira Pimentel; do prefeito de Macapá, Roberto Góes; da vice-prefeita, Helena Guerra; da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Macapá, Ester de Paula de Araújo; entre outras autoridades do Judiciário e Legislativo estadual e municipal, movimentos de mulheres e feministas.
 
“Essa é uma etapa importante do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, isto é, quando os serviços chegam às mulheres. Nosso desafio agora é fazer com elas tenham acesso e façam uso dos seus direitos, em especial o de ter uma vida sem violência”, afirma a secretária da SPM, Aparecida Gonçalves.
 
Os CRAM’S são centros de excelência para o atendimento à mulher vítima de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social. Oferece às mulheres serviços psicológicos, de assistência social, jurídico, terapias, entre outros. 
 
Programação de Inauguração dos CRAMs de Macapá/AP:
 
Centro de Referência e Atendimento à Mulher Izaura Pereira Góes da Silva (in memorian), da Zona Sul
Data: 18 de junho de 2012 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Av: Jose Augusto Façanha nº 430  - bairro Novo Buritizal – Macapá/AP
 
Centro de Referência e Atendimento à Mulher Janice Azevedo Melo dos Santos Palmerin  (in memorian), da Zona Norte
Data: 18 de junho de 2012 (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Rua: Roma, nº 2147 - bairro Renascer II – Macapá/AP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS