sexta-feira, 8 de junho de 2012

Seminário Quilombos, Terreiros e Juventude: justiça ambiental e práticas culturais africanas e afrodescendentes


Divulgação
Sábado  dia 16 de junho,  acontecerá o seminário Quilombos, Terreiros e Juventude: justiça ambiental e práticas culturais africanas e afrodescendentes que  tem por objetivo promover a integração cultural, econômica e política do negro no contexto social, além de dar visibilidade às suas práticas culturais.
 Neste encontro serão levantadas bandeiras históricas relacionadas aos quilombos, aos terreiros, à juventude e à justiça ambiental, como as formas de preservação do meio ambiente e a valorização da cultura negra como alternativa para a erradicação da pobreza.
A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e fortalece a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. 
Programação 
 Dia 16 de Junho
9h – Abertura do Debate com Grupos Focais Simultâneos
10h30 – Intervalo
10h45 – Debate: Carta Rio+20 – Justiça ambiental e práticas culturais africanas e afrodescendentes
12h – Encerramento
14h – Abertura cultural – Apresentação do Grupo Jongo da Serrinha
14h30 – Abertura do evento com Eloi Ferreira de Araujo, presidente da Fundação Cultural Palmares; Murade Isaac Miguigy Murargy, embaixador de Moçambique no Brasil; Silvio Albuquerque e Silva, ministro das Relações Exteriores; Babalaô Ivanir dos Santos, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP); e Ronaldo dos Santos, da Coordenação Nacional de Quilombos (CONAQ).

15h – Debate Aberto – Bloco I

Professor Robert D. Bullard, reitor da Escola de Relações Públicas Barbara Jordan; Mickey Leland da Texas Southern University Houston (Estados Unidos); Professor Dr. Massamba Gueye, diretor de Formação e Comunicação do Ministério da Educação e Coordenador Nacional do Projeto Internacional “Multiculturalidade et plurilinguismo” da União Latinea (Dakar, Senegal); Tânia Pacheco, coordenadora executiva do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil (Fiocruz); Maria Rosalina dos Santos, coordenadora estadual das Comunidades Quilombolas de Queimada Nova/PI; Babalaô Ivanir dos Santos, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP); Bruno Pinheiro, Conselho de Juventude de São Paulo.

Moderadora: 
Edna Roland, coordenadora da Igualdade Racial de Guarulhos e Especialista Eminente Independente para a Implementação da Declaração e Programa de Ação de Durban

16h30 – Participação do público
17h30 – Debate Aberto – Bloco II
18h30 – Encerramento

Serviço:
Data: 16 de Junho de 2012
Horário: 9h às 19h
Local: Galpão da Cidadania
Rua Barão de Tefé, nº 75, Gamboa – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS