quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Começa, na 5ª feira, seminário sobre gênero, raça e etnia nas políticas públicas



Realizado em Brasília, seminário “Interseccionalidade de Gênero, Raça e Etnia: o trabalho conjunto na elaboração e implementação de políticas públicas” terá a participação do governo federal e das Nações Unidas
 
Nos dias 16 e 17 de agosto, o governo federal e as Nações Unidas realizam o seminário “Interseccionalidade de Gênero, Raça e Etnia: o trabalho conjunto na elaboração e implementação de políticas públicas”, na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em Brasília. No evento serão identificados inovações, potencialidades e desafios em políticas públicas promovidas em conjunto pelas agências da ONU, governo federal e sociedade civil, no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.
 
Serão apresentados estudos de casos de boas práticas em políticas de gênero, raça e etnia. Gestores e gestoras públicas, equipes técnicas das Nações Unidas e representantes de organizações não governamentais terão a oportunidade de debater, trocar experiências e delinear possibilidades programáticas e de gestão conjunta sob a ótica das políticas inovadoras intersetoriais (entre diferentes esferas governamentais, ONGs, empresas, ONU, etc) e interseccionais (entrelaçando temas como gênero, raça, etnia, LGBTTI, DST/Aids, empoderamento econômico, desenvolvimento sustentável, entre outras).
 
No seminário serão debatidos os seguintes assuntos: participação das trabalhadoras domésticas na 100ª Conferência Internacional do Trabalho; cooperação técnica em monitoramento e avaliação no Observatório de Salvador; formação de redes na sociedade civil e ações integradas de participação, fortalecimento institucional, incidência e advocacy; capacitação de profissionais da mídia; comunicação educativa na campanha Por uma Infância sem Racismo; e incidência institucional na transversalização de gênero em consórcios intermunicipais de desenvolvimento.
 
Também serão evidenciadas atividades interagenciais, tais como o seminário sobre o Racismo e Sexismo Institucional, os estudos de caso para a capacitação de gestores e gestoras públicas desenvolvidos em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap)  e a transferência de tecnologias por meio de cooperação horizontal com o Programa Conjunto Colombiano. 
 
O seminário Interseccionalidade de Gênero, Raça e Etnia é uma das atividades realizadas no marco de encerramento do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia. Criado em 2009 e com término previsto para o mês de setembro, o Programa é resultado de uma parceria entre o governo brasileiro, por meio da SPM e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e o governo da Espanha e executado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ONU Mulheres, UNFPA, OIT, Unicef e ONU Habitat. A iniciativa é financiada pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 
Seminário Interseccionalidade de Gênero, Raça e Etnia: o trabalho conjunto na elaboração e implementação de políticas públicas
Data: 16 e 17 de agosto de 2012
Horário:  das 9h30 às 18h
Local: Auditório da SPM (Via N1 Leste, Pavilhão das Metas, Praça dos 3 Poderes, Zona Cívico-Administrativa) – Brasília/DF

PROGRAMAÇÃO  aqui 



 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS