quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dar inicio em Brasília Iº Oficina Quilombola "Rede Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural Quilombola"


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove, nestas terça e quarta-feira (25 e 26), a primeira oficina para a constituição da Rede Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural Quilombola. O objetivo do evento é levantar subsídios para a construção da rede, que teve sua proposta aprovada, em março deste ano, durante o 1º Seminário de Ater Quilombolas, em Brasília. 
O coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, afirmou que foi durante o seminário no início deste ano que os quilombolas decidiram construir uma rede voltada para esse público. “Eles viram que era o momento de constituir uma Ater que pudesse articular as políticas para eles, ampliando o espaço de discussão e de formulação da Ater.” 
A oficina, explica Edmilton, tem, também, como objetivos interferir no processo de qualificação e capacitação dos agentes de Ater e elaborar um plano de trabalho, com um passo a passo do processo de constituição da rede. “É um momento que os quilombolas aguardam há muito tempo”, completou. 
  Representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e gestores públicos federais estarão presentes na oficina. A iniciativa do evento é uma parceria entre o Departamento de Ater (Dater) e a Coordenação-Geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais (CGPCT), ambos do MDA. 
Redes temáticas
As redes temáticas foram criadas em 2007 com o objetivo de fortalecer e qualificar temas significativos para a agricultura familiar. Atualmente, estão em funcionamento 13 redes, envolvendo mais de 500 agentes de assistência técnica e extensão rural e suas respectivas entidades. 
Serviço 
Oficina sobre Rede Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural Quilombola 
Data: 25 e 26 de setembro, terça e quarta-feira 
Hora: 9h às 18h 
Local: Sala de Reuniões do Edifício Sarkis, Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 16, Loja 10, 1º subsolo – Brasília (DF).

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS