segunda-feira, 3 de setembro de 2012

IV Encontro Nacional de História tem as Inscrições Prorrogadas



. Objetivos e justificativa: 
As atividades de debate e reflexão sobre a produção historiográfica em temáticas específicas têm sido uma das preocupações dos Cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) da UFAL. Tal preocupação significa, entre outros, proporcionar eventos que favoreçam a troca de ideias e informações, como também uma avaliação de diferentes teorias e métodos na História. Além disso, propõe-se também a ser um espaço que favoreça a criação de consciência social crítica, voltada para a atuação cidadã de seus estudantes e professores. 


Em 2012 elegeu-se como eixo central a temática “História, Religiosidades Negras e Conflitos”. Debater a temática dos processos históricos pelos quais passam a religiosidade negra no Brasil tornar-se-ia estratégico para a compreensão das necessidades sociais da luta pelos direitos de igualdade étnico-racial em nosso país. Em especial, destaca-se o resgate da memória histórica do evento do Quebra de Xangô, ocorrido em Alagoas em 1912. Este “marco histórico”, ao completar 100 anos de ocorrência, exemplifica a continuidade temporal da crise social do racismo no Estado brasileiro e na história local. Esta ainda é persistente nas estruturas de exploração da população negra em diferentes situações. 

Um esforço conjunto de reflexão deu-se na articulação dos grupos de pesquisa (LAHAFRO e NEAB) que se debruçam sobre tais problemas, junto às atividades da UNEAL (“Xangô Rezado Alto”) e ao IV Encontro de História da UFAL. Ali, através das mesas redondas e dos simpósios temáticos pretende-se contribuir com os debates nacionais de tão importante questão e de outras do interesse das pesquisas históricas atuais. Além de incentivar os interesses de pesquisa e ações educacionais para a elaboração de uma história brasileira antiracista.


Inscrição PRORROGADAS:
Ouvintes: 30 de abril a 01 de outubro de 2012
Apresentação de Trabalho: 30 de abril a 29 de setembro de 2012
Envio de resumo e texto: 30 de abril a 29 de setembro de 2012
Envio de carta de aceite: 06 de outubro de 2012
OBS: Aqueles que se inscreveram em até 01/09/2012, receberão as cartas de aceite com antecedência.



INSCRIÇÕES : https://sites.google.com/site/lahafro/eventos/inscricao



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS