quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Presidenta da Libéria agradece ONU por ajudar país a encontrar o caminho da paz



Dez anos após o fim de uma sangrenta guerra civil, a Libéria conseguiu fazer grandes progressos em direção à paz e estabilidade duradouras, afirmou ontem (26) sua Presidenta, Ellen Johnson-Sirleaf, em discurso à Assembleia Geral da ONU. “À medida em que a Libéria caminha em direção a seu décimo ano sem conflitos, podemos afirmar com convicção que o nosso país alcançou a paz”.
“A Libéria não é mais um lugar de conflitos, guerras e privações. Não somos mais o país de onde nossos cidadãos fogem, do qual nossos parceiros internacionais têm pena e nossos vizinhos temem”, acrescentou.
A Presidenta Johnson-Sirleaf agradeceu a ONU por ser “uma parceira empenhada e eficaz” com o seu país que emergiu do conflito e embarcou no caminho para a paz, segurança e desenvolvimento. “Devemos gratidão a Organização por preservar um ambiente favorável para a consolidação da paz e construção do Estado.”
A ONU mantém uma força de manutenção da paz na Libéria desde 2003 para reforçar um acordo de cessar-fogo pondo fim a uma década de guerra que matou cerca de 150.000 pessoas, a maioria civis. O mandato da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL) inclui ajudar a restaurar o Estado de Direito e dos processos democráticos, bem como facilitar a assistência humanitária.

Fonte : ONU 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS