segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Campanha vai incentivar qualificação profissional de mulheres


Objetivo do governo federal é fazer com que elas busquem capacitação em setores que estão crescendo, como a construção civil e a indústria.
 
Para incentivar o público feminino a buscar cursos de capacitação e qualificação profissional em setores que estão crescendo, como construção civil, indústria e informática, o governo federal vai lançar a ação Mulheres que Inovam – Campanha de Qualificação pelo Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, hoje  segunda-feira (12/11) em cerimônia no Palácio do Planalto. 
 
As ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e da  Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, participam da solenidade. Durante o evento será lançado comercial para TV voltado às mulheres que buscam qualificação profissional e novas oportunidades de trabalho, em áreas tradicionalmente ocupadas pelo sexo masculino.
 
“Queremos romper com velhos preconceitos, como a de que trabalho feminino é leve e complementar ao masculino, ou ainda ligado aos afazeres domésticos”, assinala a ministra Eleonora Menicucci, da SPM. Acrescenta que, ao se capacitarem para operação de máquinas e desenvolverem suas competências técnicas, as mulheres ampliam as suas possibilidades profissionais e de novos empregos, além da melhoria salarial. De acordo com Eleonora Menicucci, a SPM atua para inserir as mulheres no mercado de trabalho formal e para superar as desigualdades sociais existentes no mundo do trabalho.
 
Cerimônia - Além de ministras, ministros, representantes do setor empresarial e parlamentares, a cerimônia do lançamento da campanha contará com a presença de mulheres que concluíram cursos do Pronatec em Aparecida de Goiânia-GO e Juazeiro do Norte em algumas dessas áreas não tradicionais.
 
Durante o evento, com início às 11h, no Salão Leste do Palácio do Planalto, representantes da Rede Globo entregarão às ministras Eleonora Menicucci e Tereza Campello, do MDS, um vídeo que será veiculado pela emissora, incentivando as mulheres  a participarem de cursos mais comumente  frequentados  por homens. 
 
Pronatec - O Pronatec Brasil Sem Miséria coordena a oferta de vagas de qualificação profissional para população em situação de extrema pobreza. São cursos de formação inicial e continuada voltados à inserção no mercado de trabalho. Atualmente, as mulheres representam cerca de 70% de seus alunos. No primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria, completado em junho passado, o programa ofereceu vagas em cerca de 190 cursos em 877 municípios de todo o país. Auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro estão entre os cursos mais procurados pelo público do Pronatec. Até agora já foram feitas mais de 230 mil matrículas, em todo o país.
 
 
Lançamento: Mulheres que Inovam - Campanha de Qualificação pelo Pronatec
Data: 12 de novembro de 2012 (segunda-feira)
Horário: 11h
Local: Palácio do Planalto – Salão Leste (Praça dos Três Poderes s/n) - Brasília/DF
Informações: (61) 3411 5889 / 4201/ 4290 
 
 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS