segunda-feira, 5 de novembro de 2012

I Encontro das Culturas Negras


Artistas nacionais e internacionais se apresentarão em Salvador durante o 

I Encontro das Culturas Negras




O evento é gratuito e faz parte da 

programação do Novembro Negro





Para contemplar e difundir as mais diversas formas de manifestações das culturas da diáspora africana, de modo a possibilitar um maior e melhor conhecimento delas, o Governo do Estado da Bahia promove o I Encontro das Culturas Negras. O evento acontece entre os dias 8 a 10 de novembro de 2012 em Salvador e, no 12, na cidade de Santo Amaro da Purificação. O projeto faz parte da programação do Novembro Negro e toda a programação é gratuita.
Além das mesas temáticas, plenárias e oficinas, integram a grade de eventos do I Encontro das Culturas Negras, apresentações artístico-culturais que acontecem nas ruas e largos do pelourinho, ao final de cada dia de atividade. 
Artistas e grupos nacionais e internacionais que desenvolvem trabalhos ligados à diversidade cultural do povo negro se apresentarão na abertura do evento, no Forte da Capoeira (Santo Antonio Além do Carmo) no dia 08 de novembro, e nos dias 9 e 10 de novembro, simultaneamente, nas praças Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, localizadas no Pelourinho. No dia 12, quando o evento se transfere para Santo Amaro, as atividades acontecem no Teatro Dona Canô.
 
Atrações nacionais e internacionais
Estão previstas apresentações internacionais, como do La Melaza, representante do Candombe uruguaio, e o soka do artista Shurwayne Wincheste, de Trinidad e Tobago. Também vão passar por aqui a música negra do Amapá, com o grupo Raízes do Bolão, e o show do cantor José Miguel Cyrillo. De Minas Gerais, vem o grupo Berimbrown. Em um mesmo evento, o Maracatu Aruenda da Saudade, da Paraíba, se encontra com o Zampiapunga de Nilo Peçanha. 

Black Bahia
O Estado da Bahia será representado pelas orquestras de Berimbaus e Pandeiros e da Rumpilezz eAfrosinfônica, do soul de Dão e a Caravana Black, além do encontro de blocos afros como Gandhy, Os Negões, Malê, Muzenza, Bankoma, Didá, Okambi, Timbalada e show do Cortejo Afro. Tem também oSamba de Roda de D. Nicinha, apresentações de Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis e, pela primeira vez, um espetáculo musical que vai reunir, na mesma apresentação, o Ilê Aiyê e o Olodum, num encontro inédito e gratuito. 
 
Teatro e Dança
Além das atrações musicais, sobem aos palcos do Pelô a Cia. de Teatro Abdias do Nascimento, com o espetáculo teatral PAN-AFRI-CAN-ISMO; as Companhias de Dança Jovem e Infanto Juvenil da FUNCEB, os solos do NC3 - Núcleo C de Composição Coreográfica, da Cia. Robson Correia. E o espetáculo do coletivo Dançando Nossas Matrizes, que vai realizar um ato para Mestre King, um dos homenageados do I Encontro, que também vai participar da programação artística, com a apresentação do espetáculo com sua direção, "OPAXORÔ”, da Cia. Gênesis.
 
Arte Visuais
Estão programadas também exposições paralelas que acontecerão no Museu Afrobrasileiro, na Galeria Solar Ferrão e no Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab). 
 
Por fim, tem também um Cortejo Cênico, que vai percorrer as ruas do Pelourinho com 50 alunos do curso técnico em Dança da FUNCEB, junto a 10 percussionistas, com direção de Denny Neves e Marilza Oliveira. O I Encontro das Culturas Negras conta com a direção artística de Zebrinha, que fez a costura geral de toda esta programação.

        
DIA 09 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA) - A partir das 19h 

RUAS DO PELOURINHO
Maracatu Aruenda da Saudade (Paraíba)
Encontro dos Tambores - com músicos dos blocos Ilê Ayiê, Timbalada, Filhos de Gandhy, Malê, Muzenza, Cortejo Afro, Bankoma, Didá, Os Negões, Okanbí  (Salvador/BA)

LARGO TEREZA BATISTA
La Melaza - Candombe (Uruguai)
Dão e Caravana Black (Salvador/BA)

LARGO QUINCAS BERRO D´ÁGUA 
José Miguel Cyrillo (Amapá)

LARGO PEDRO ARCANJO
Apresentações de Dança:
“A Reza” e "É esse!?" - Cia. de Dança Jovem da FUNCEB - Coreógrafa Marilza Oliveira.
“Rapsódia Africana” e “Boi Gira Bumbá” - Cia. de Dança Infanto Juvenil da FUNCEB –Coreógrafo Denny Neves
Grupo Raízes do Bolão (Amapá)
Orkestra Rumpilezz (Salvador/BA)

DIA 10 DE NOVEMBRO (SÁBADO) - A partir das 19h 

RUAS DO PELOURINHO/ ITINERANTE
Zambiapunga (Nilo Peçanha)
Cortejo Cênico - Escola de dança da FUNCEB (Salvador/BA)

LARGO TEREZA BATISTA
Shurwayne Winchester (Trinidad and Tobago)
Berimbrown (Minas Gerais)

LARGO QUINCAS BERRO D´ÁGUA 
Afromusicalidade - com Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis (Salvador/BA)
Dionorina (Feira de Santana/BA)

LARGO PEDRO ARCANJO
Afrosinfônica (Salvador/Ba)
Espetáculo teatral PAN-AFRI-CAN-ISMO – Cia. Abdias do Nascimento (Salvador/BA)
Apresentações de dança (Salvador/BA): 
- “OPAXORÔ - Grupo Gênese de Mestre King 
- “Ato de Homenagem a Mestre King” - Coletivo Dançando Nossas Matrizes
- Solo "Ogundia" - Diogo Clown 
- Solo "Batalha" - Luiz Carlos
- Solo "Trilhando caminhos" - Raicley Reis
- “Bantú” - NC3 - Núcleo C de Composição Coreográfica- Coreógrafo Ramon Moura 
- Solo "Oguniada" - Nana Monteiro 
- Solo "Ogun Camará" - Ana Brito 
- Solo "Caminhos" - Meryadla Brito
- “Homens de Ogum” – Cia. Robson Correia - Coreógrafo Robson Correia

TERREIRO DE JESUS
show com Ilê Aiyê e Olodum (Salvador/BA)

DIA 12 DE NOVEMBRO (SEGUNDA) 

Teatro Dona Canô - Santo Amaro da Purificação
Shows e debates - 'Samba de Roda de D. Nicinha', às 17h, e encerramento do COrtejo Afro, às 21h30

:: I Encontro das Culturas Negras ::
Quando - de 08 a 12 de novembro de 2012
Onde - Abertura dia 08, no Forte da Capoeira (Forte do Santo Antonio Além do Carmo); dias 09 e 10, no Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho, Escola de Dança da Funceb, Ruas e Largos do Pelourinho; dia 12, Teatro Dona Canô (Santo Amaro da Purificação).
Gratuito


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS