terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Escritor John Bella autografa obra "O regresso da Rainha Njinga"


Ndalatando  - O escritor angolano John Bella realizou hoje, em Ndalatando, província do Kwanza Norte, uma sessão de venda e autógrafo da sua mais recente obra literária, intitulada "O Regresso da Rainha Njinga", lançado em Março último, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
 A obra foi apresentada no anfiteatro da Unidade Militar 218, pelo jornalista Diniz Simão, e abarca o gênero literário romance. Retrata o percurso pessoal e guerreiro da filha do rei Ngola Kiluanji.
 De acordo com o apresentador, o novo romance de 193 páginas revela os mistérios da rainha Njinga Mbandi, soberana do então reino do Ndongo e Matamba, constituindo  uma narrativa histórica que fornece factos sobre a trajetória da rainha guerreira, baptizada com o nome de Ana de Sousa.
 Para si, o romance além de fazer uma incursão à trajetória da soberana e guerreira do Ndongo e Matamba, que já naquela época se notabilizara como símbolo da resistência contra a ocupação colonial, exalta e reconstitui o patrimônio imaterial do antigo reino do Ndongo.
 Considera igualmente a obra uma contribuição à história de Angola, incompreensivelmente ignorada pela historiografia colonial, exaltando o simbolismo do povo "mbundo".
 A obra foi editada em Portugal, com a chancela da editora o Cão que Lê".
 Comporta 19 capítulo e a sua apresentação coincidiu com 349º aniversário da morte da soberana do Reino do Ndongo, ocorrido a 17 de Dezembro de 1663.
 John Bella, membro da Brigada Jovem de Literatura desde 1984, conta com oito obras literárias, nomeadamente "Água da vida", "Panelas cozinharam a madrugada", "A canção mágica", "No romântico a paz", "A lenda do gato e do rato", "A esperteza dos animais", "As orelhas do coelho" e "Nzamba o rei sou eu".
 A obra é uma continuação do primeiro volume intitulado "Os primeiros passos da Rainha Njinga", publicado em 2011.

Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS