segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fórum Mineiro de Entidades Negras elege nova diretoria


por Mônica Aguiar 

 Foi ontem domingo (27), aconteceu a  primeira reunião do ano do o Fórum Mineiro de Entidades Negras, FOMENE, em Ponte Nova onde também comemorou-se  9 anos da caminhada do Fórum  em prol da igualdade da  racial e elegeu a jovem Mariana Nzinga de Ponte Nova Coordenadora Geral . 
O Fórum  garantiu  mais de 80% de mulheres na Direção,  todas militantes históricas e várias compõem a direção  do Fórum Estadual de Mulheres Negras como é o caco de Rita e Zélia . 
 O FOMENE nasceu em 2004, em Barbacena, quando tinha o nome de FOPPI-Fórum pela Promoção da Igualdade Racial, evento anual cujo objetivo era debater a situação do negro em diversos setores da sociedade.
 De lá para cá, os FOPPIR’s foram realizados em Ouro Preto, Manhuaçu, Ouro Branco, Ponte Nova, Juiz de Fora, Manhumirim e Viçosa, com  tema central para nortear as discussões, oficinas e palestras. 
Ainda em 2008, fruto do amadurecimento político dos participantes, o FOPPIR passou a ter uma diretoria executiva e  agora é uma entidade legalizada e batizada pelo  nome FOMENE. 
Todas as ações exercidas ao longo da sua constituição,  foram em prol do fortalecimento institucional da entidade , além da pauta de lutas  e agendas para ajudar a garantir a aprovação das cotas nas  universidades, várias  políticas afirmativas e públicas ações unificadas por todo movimento negro brasileiro  . 
A organização do FOMENE  se deu pelo apoio do ex-deputado federal César Medeiros(PT) , que sempre agregou várias pessoas de diversos setores da sociedade organizada,  nos  movimentos sociais e partidos políticos .

Nesse ano  o 9º Foppir,  poderá  acontecer em Espera Feliz, na zona da mata mineira, com uma vasta agenda de debates para militância. 

Veja a nova Diretoria para mais este novo mandato




Coordenadora-Geral: Mariana Nzinga, Grupo GangaZumba, de Ponte Nova







Coordenadora de Cultura: Rita Suely-Grupo UNEGRO/GangaZumba, de Cataguases 






Coordenadora de Gênero: Zelia Lucia, UNEGRO/Forum de Igualdade Racial Juiz de Fora







  • Coordenadora Jurídico: Ivanilda Vergilio, Grupo IFOP, de Manhuaçu
  • Coordenadora de Finanças: Maria José, Grupo IUC, de Viçosa
  • Coordenadora de Educação: Eliane Silva, Grupo Fé e Política, Manhumirim
  • Coordenador de Juventude: Alexandre Braga, UNEGRO, Belo Horizonte
  • Coordenadora de Comunicação: Nícia da Silva, Grupo Alforria, Conselheiro Lafaiete

Fonte: UNEGRO

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS