segunda-feira, 27 de maio de 2013

MULHER E SOCIEDADE : AVANÇOS E DESAFIOS



por Mônica Aguiar


A  mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional bem como participando mais das mudanças ocorridas nas instâncias de poderes.
 Aos poucos as habilidades e características femininas começam a ser valorizadas, ganhando visibilidade na sociedade. A mulher deixa de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais possibilitando cada vez mais acesso e posições estratégicas.
Em relação ao trabalho, tais mudanças são ainda mais visíveis. Isto porque com o processo de reestruturação produtiva, crescimento econômico e o crescente número de mulheres no mercado de trabalho, a mão-de-obra feminina tem sido cada vez mais necessária e solicitada.
Este  crescimento da participação feminina no mercado de trabalho tem sido intenso e diversificado e o aumento de número de mulheres como pequenas empreendedoras contribui significativamente para gerar seis milhões de novos postos de trabalho ao longo da última década, respondendo  por 39% do total de remunerações no país .
As mulheres conquistaram maior participação não só no mercado de trabalho, como também nas esferas política e econômica e s já estão  mais à vontade e escolherem com quem e como querem estabelecer suas relações conjugais e o desenho de ser mãe.
 Contudo, quando analisamos o universo feminino de forma ampla, onde a regra passa ser a maioria da população,  verificamos que as mulheres principalmente as mulheres negras  ainda tem sido sujeito de grandes limitações e tem sofrido dificuldades quanto ao seu acesso a cargos ou que oferecem maiores possibilidades de ascensão na carreira, especialmente no que se refere à dinâmica de conciliação das demandas familiar e profissional.
Ao longo das últimas décadas, as conquistas sociais femininas e no mercado de trabalho foram muitas, no entanto ainda está aquém do ideal.
Na realidade, as mulheres foram da esfera doméstica à ocupação de diferentes funções na sociedade moderna, mas estas conquistas sociais têm sido alcançadas e assimiladas de forma diferenciada pelas mulheres.
O alcance  das conquistas sociais femininas variam de acordo com a classe social,  grau de escolaridade e grupo étnico/racial. É preciso fechar esta cavidade aberta que impedem as possibilidades para superar as desigualdades, a falta de oportunidades  que ainda existem e persistem nas mais diferentes esferas sociais. Esta é uma tarefa do Estado.
Outro ponto importante a salientar é que setores religiosos ainda propagam em sua doutrina que as mulheres são as principais responsáveis pela casa e funções do lar e dos filhos.
Mas a mulher vem descobrindo formas de lidar com os problemas , com os desafios , avançando e assimilando conceitos e valores sobre as dificuldades encontradas na dupla e na tripla jornada de trabalho, no lar e fora dele, vêm ao longo dos anos participando da vida política com foco na construção de uma sociedade mais justa, de um mundo melhor e mais equilibrado, no qual desempenha um novo papel e a historia de sua vida cotidiana são pontos e vírgulas que contribuem com a história, com os novos rumos.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS