quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Morre Dona Valdete, líder do 'Meninas de Sinhá', aos 75 anos em BH

A fundadora e líder do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Valdete da Silva Cordeiro, militante do Mov .Negro e de mulheres negras ,  morreu, aos 75 anos, na noite desta terça-feira (14), em Belo Horizonte
Dona Valdete, como era conhecida, nasceu na cidade baiana de Barra, no dia 7 de setembro de 1938. Após sentir dores em uma das pernas, foi internada no último dia 3, no Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, na capital mineira. Os médicos constataram uma complicação no sistema circulatório em uma das pernas e era preciso fazer uma cirurgia com urgência, com chance de amputação. A cirurgia foi feita na tarde desta terça-feira, sem necessidade de retirar o membro. Os médicos informaram que ainda era necessário aguardar a reação da paciente no pós-operatório. Dona Valdete sentiu muitas dores na perna operada e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). 
Ela deixa marido, quatro filhos, 16 netos e quatro bisnetos. Além da família Meninas de Sinhá, que tem 29 integrantes, ainda há dois músicos, uma produtora e milhares de seguidores mundo afora.
Meninas de Sinhá
 Estas lindas mulheres são, além de encantadoras, multiplicadoras dos valores e sentimentos que marcaram a infância de muitos. São Anjos que nos fazem relembrar um tempo em que o mundo cabia na palma de nossa mão e girava segundo o nosso desejo. Brincar era o trabalho constante e fatigante que tínhamos que encarar de segunda a segunda sem hora de descanso. Sonhar !!! Sonhávamos não só durante a noite quando fechamos nossos olhos, mas a toda hora. E agora? Cadê os sonhos? Estudamos, trabalhamos, mas agora sim para valer dirão alguns, e não temos tempo... para coisas bobas de criança. Será que os sonhos são coisas bobas? Será que não deveríamos voltar a ver o mundo com os olhos de criança, vendo sorrisos e sonhos em todo e qualquer lugar? Mas, por favor, não respondam a estes questionamentos agora. Vocês só poderão o fazer depois de ouvir Meninas de Sinhá!!!
‘Daqui do Alto’
Exemplo de como a arte pode transformar a vida das pessoas, as 30 meninas-mulheres, com idade média de 70 anos, gravariam seu primeiro DVD com homenageiam suas raízes culturais interioranas e comunidade na escolha do nome "Daqui do Alto". As músicas escolhidas pelo grupo ressaltam memórias e atividades durante todos os anos de existência do grupo. O show de gravação do DVD, que seria realizado no dia 5 de janeiro, foi adiado devido às complicações na saúde de Dona Valdete.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS