sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Papa pede luta contra "as formas modernas de escravatura"

Cidade do Vaticano - O papa Francisco pediu nesta quinta-feira, a necessidade se lutar “contra as formas modernas de escravatura”.

Durante a homilia que proferiu na missa que celebrou no Vaticano, por ocasião da Jornada Mundial da Paz, o papa Francisco disse que “Todos estamos destinados a ser livres, todos a ser criança, e cada um, de acordo com a sua responsabilidade, a lutar contra as formas modernas de escravatura".
O papa Francisco mencionou como causas da "escravidão moderna" a pobreza, o subdesenvolvimento e a exclusão, combinadas com a falta de acesso à educação ou "com a realidade caracterizada pelas escassas, para não dizer inexistentes, oportunidades de trabalho".
O papa denunciou na sua mensagem que a corrupção "acontece no centro de um sistema económico onde está o deus dinheiro e não o homem, a pessoa".
Como formas de escravidão moderna sublinhou a prostituição e o tráfico de órgãos e destacou que "o direito de toda a pessoa a não ser submetida a escravidão, nem à servidão" deve ser "reconhecido como um direito internacional como norma irrevogável".
Por último, referiu-se aos "conflitos armados, à violência, ao crime e ao terrorismo" para dizer que são "outras causas da escravatura".
Insistiu que muitas pessoas são sequestradas para serem vendidas ou recrutadas como combatentes e exploradas sexualmente, enquanto outras se vêem forçadas a emigrar, deixando tudo o que possuem.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS