domingo, 17 de maio de 2015

Em média, 11 mulheres são agredidas por dia no Ceará, afirma secretaria

cpi violência contra a mulher imperatriz (Foto: Reprodução/TV Mirante)Número de denúncias de violência cresceu 9% de janeiro a abril. Pesquisa nacional mostra três de quatro mulheres já sofreram agressão.

Ceará tem uma média de 11 mulheres agredidas por dia, segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS). O número aumentou em 9% de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Para a secretaria, o aumento significa que as mulheres atualmente têm mais coragem para realizar a denúncia. No Brasil, uma pesquisa taponta que três de cada quatro entrevistadas disseram que já foram agredidas. Segundo o estudo, 30% das mulheres entrevistadas pela pesquisa do Data Popular disseram ter vivido violência física ou verbal em casa. O instituto ouviu mais de duas mil pessoas entre 16 e 24 anos de todo o Brasil. O estudo ainda mostra que mais de 60% dos homens admitem que já praticaram algum tipo de violência contra a mulher. O Espírito Santo é recordista de casos. De acordo com o mapa da violência divulgado esse ano, é o estado onde mais mulheres são assassinadas. Outra forma comum de violência é a tentativa de controlar a vida da companheira. Mais da metade das mulheres ouvidas pelo Data Popular afirmam que já tiveram o celular vasculhado e 40% recebem ligações do parceiro querendo saber onde estavam e o que faziam.

Denúncias

Casos de violência doméstica - moral, sexual, patrimonial, física ou psicológica - podem ser denunciados na Central de Atendimento à Mulher (180), Disque Direitos Humanos Nacional (100), Disque Direitos Humanos de Fortaleza (0800 285 0880) e Polícia (190). A ligação é gratuita e o nome do denunciante é mantido sob sigilo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS