domingo, 8 de novembro de 2015

Crianças da Bahia Exibem com Orgulho o seu Turbante

No município Lauro de Freitas (BA) o Ponto de Cultura Bankoma oferece oficinas para ensinar dança afro, percussão e tecelagem aos habitantes da região. Lá as jovens Kailanda e Juliane aprendem sobre culturas de matriz africana e o significado de alguns símbolos do candomblé, como por exemplo o turbante. “Dentro da religião, nós utilizamos o turbante para proteger o nosso equilíbrio, que é a nossa cabeça, é onde está concentrada a energia dos nossos orixás. Não é só uma questão estética, a partir do turbante a gente expõe uma ideia que a gente defende, uma posição que a gente adota para defender a nossa cultura”, ensina a professora.
Juliane conta que seus colegas da escola costumam elogiar o turbante que ela veste. Já para Kailanda, o uso do turbante é fundamental para valorizar os seus cabelos. Apesar de diversas pessoas recomendarem que a jovem alise o cabelo, ela prefere ele crespo e com o turbante para ficar ainda mais lindo. 
Aprenda mais sobre a cultura afrobrasileira com o especial Brincando no Baobá. No dia 20 de novembro, às 16h, na TV Brasil e pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, a partir das 11h.

http://www.ebc.com.br/infantil/2015/11/criancas-da-bahia-exibem-com-orgulho-o-seu-turbante

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS