quinta-feira, 9 de junho de 2016

80% dos jovens de 18 anos têm medo de sofrer abuso sexual online: 67% são meninas

Unicef ouviu mais de 10 mil adolescentes de 25 países; metade acredita que os amigos têm comportamento de risco enquanto usam a internet; relatório menciona garota brasileira vítima de bullying na rede de computadores.
Uma pesquisa do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, revela que 80% dos jovens de 18 anos de idade temem sofrer abuso sexual online. Mais da metade acredita que os amigos se envolvem em comportamentos de risco quando usam a internet.
O Unicef ouviu mais de 10 mil jovens de 18 anos em 25 países. O levantamento revela perspectivas e riscos num mundo cada vez mais conectado. Mas os adolescentes confiam que têm capacidade de estarem seguros, sendo que 90% acreditam que podem evitar perigos enquanto navegam na internet.
Brasileira
O relatório traz o depoimento de uma brasileira, vítima de bullying na internet e isolamento social. Ela teve o celular roubado durante as férias e suas fotos explícitas foram compartilhadas com os colegas da escola.
Seis entre 10 entrevistados confessaram que conhecem novas pessoas pela internet, que acabam se tornando importantes na vida deles. Mas apenas 36% acredita fortemente saber quando as pessoas mentem sobre sua identidade online.
Abuso Sexual
O Unicef também quis saber se receber comentários sexuais é uma preocupação: 67% das meninas responderam que sim, comparado com 47% dos garotos.
Quando os jovens recebem ameaças online, a maioria busca o apoio dos amigos, ignorando pais e professores. Para engajar crianças e adolescentes na luta pelo fim da violência na internet, o Unicef está lançando a campanha #ReplyforAll.
A iniciativa coloca os jovens como mensageiros e defensores da segurança online. Usando a hashtag, os adolescentes podem partilhar ideias sobre como evitar riscos e conscientizar os amigos.
O Unicef também pede aos governos o estabelecimento de respostas coordenadas entre justiça criminal, segurança das crianças, educação, saúde e sociedade civil.
O diretor do Unicef para Proteção das Crianças, Cornelius Williams, destaca que no mundo, 30% dos usuários são crianças, por isso a importância de garantir que os menores de idade aproveitem os benefícios da internet e dos celulares, mas sem correr  riscos.
Fontes: Unicef/ AG. Patricia Galvão 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS