segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Inciativa Inédita Promovida por Utramg, Qualifica 380 Mulheres em Minas Gerais

Uma iniciativa inédita da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) garante formaturas para 380 mulheres, de sete municípios mineiros, que passaram por capacitações e qualificação com foco no empreendedorismo das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Os cursos do Pronatec/FIC/Mulheres Mil foram pensados a partir das demandas e especificidades de cada Território. As participantes, em sua maioria beneficiária vinculadas ao CADIÚNICO no programa Bolsa Família, foram distribuídas em três módulos para o aprendizado: Básico (Português, Matemática e Informática); Específico (saberes práticos da profissão em ensino) e Educacional Central (direito e saúde da mulher, empreendedorismo e economia solidária).

O presidente da Utramig, Lindomar Gomes, reforça que, o programa Mulheres Mil responde por uma formação educacional e cidadã de mulheres chefes de famílias, beneficiárias do Bolsa Família e vítimas de violência. “Segundo ele, o programa vai ao encontro de uma premissa do governo Fernando Pimentel, de proporcionar oportunidade para mulheres que historicamente foram esquecidos”, aponta. “Isto sim é transformar pessoas esquecidas em protagonistas de sua própria história”, acrescenta.

AS FORMATURAS

As formaturas tiveram início em 17 de dezembro, na cidade de Machacalis, com a turma de Artesão de Biojoias. Na sequência, em Sabará, com as turmas de Assistente Administrativo e de Auxiliar de Confeitaria. No dia (20/12), em Ouro Verde de Minas, a formatura do curso de Doces, dia (22/12), em Ribeirão das Neves com cursos de Assistente Administrativo e Promotor de Vendas e Caratinga (Artesão de Biojoias e Promotor de Vendas).
Nesta quarta-feira, dia 28 de dezembro em Contagem terá, com a formatura dos cursos de Assistente Administrativo e Promotor de Vendas.

Fechando o calendário de 2016, no dia 30 de dezembro (sexta-feira), Piedade de Caratinga apresenta ao mercado as formandas do curso de Preparador de Doces e Conservas.
Araçuaí, Belo Horizonte (Ocupações Rosa Leão e Dandara) e São Francisco estão entre os municípios com formaturas previstas para janeiro, porém ainda com datas a serem confirmadas.
A mobilização das mulheres para novas perspectivas profissionais  conta com a atuação de educadores, por localidade, para estender o Mulheres Mil às participantes e prepara-las para o mercado de trabalho.

De acordo com a diretora de Qualificação e Extensão da Utramig e responsável pelos cursos do Mulheres Mil/Pronatec/FIC, Vera Victer, esta é uma experiência extremamente exitosa, sobretudo por mulheres estarem, a partir dos cursos, iniciando a vida como empreendedoras – individuais, familiares e coletivas.
“São 380 mulheres vinculadas ao CADIÚNICO/Bolsa Família, moradoras de cidades onde grande parte das políticas públicas ainda não chegou. E são justamente mulheres que necessitam dessas políticas para terem seus direitos garantidos”, observa. “Além desse momento de qualificação, elas têm a possibilidade de fazer uma pausa e repensar a sua própria vida, tornando-se protagonistas de seus próprios destinos”, completa.

Sobre a Utramig

Subordinada à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese)de Minas Gerais, a Utramig acaba de completar 51 anos formando técnicos em seus cursos profissionalizantes. A Fundação de Educação para o Trabalho executa também cursos de qualificação de curta duração, que preparam para as demandas do mercado.
A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) cuida da execução do programa Mulheres Mil, criado com metodologia específica para promover a formação educacional, profissional e cidadã de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fontes:G1/JB


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS