quarta-feira, 24 de maio de 2017

Salgueiro terá como enredo do carnaval de 2018 as Matriarcas Negras

O Salgueiro anunciou o tema do carnaval de 2018. A  escola de samba já traz ,  muito em seus enredos a história africana e a influência da ancestralidade africana na cultura brasileira.

No próximo ano a escola terá em seu  enredo os ventres e sabedorias das matriarcas negras.
Salgueiro criou vários sambas-eredos para contar histórias da luta e de orgulho das influências da África: Em 1960 o Salgueiro fez um enredo sobre ‘Quilombo dos Palmares’, em 1963 sobre Xica da Silva’, em 1764 ‘Chico Rei’, em 1971 o tema foi ‘Festa para um rei negro’ , em 1992 foi ‘O Negro que virou ouro nas terras do Salgueiro’, em 2007 ‘Candaces’, e em 2016 ‘A ópera dos malandros’ e no ano de 2018 promete vir com tudo com o enredo ‘Matriarcas Negras’.

O carnaval de 2018 será a estreia do Carnavalesco Alex de Souza na Salgueiro. Em entrevista ao site Carnavalesco ele conta: “Este enredo não é meu, mas achei extremamente interessante. A ideia veio do Instituto Hoju. O Salgueiro foi a primeira escola a fazer um enredo em homenagem a uma mulher. Xica da Silva marcou a história da escola e ela ficou conhecida no país inteiro. A escola tem grandes figuras mulheres que fizeram parte de sua história”. Em sua apresentação à escola expressou toda sua paixão que tem pela Salgueiro e a alegria e dedicação que permearão seu trabalho.

Este tema precisa de muita dedicação para fazer jus à força das matriarcas negras que construíram e ainda constroem o mundo criando seus filhos sem respaldo nenhum. Elas merecem ser enredo de escola de samba e merecem ser respeitadas e reverenciadas todos os dias.

Fontes: Todosnegrossdomundo/carnavalesco/Geledes/Extra


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS