sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SEPPIR


Ministra Luiza Bairros
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) assinará um termo de cooperação com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA), criado em 2010 e, hoje, composto por cinco municípios do estado do Rio Grande do Sul: Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Altas e Pinheiro Machado.
A acordo foi resultado da reunião entre a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o secretário Alexandro da Anunciação Reis, a diretora da Secretaria de da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR (SCOMT), Ivonete Carvalho, e os prefeitos dos municípios do CIDEJA, além de um grupo de vereadores destas cidades.  O objetivo foi estabelecer um plano de ação conjunta de assistência à população quilombola do estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta problemas ligados à habitação e abastecimento de água nas comunidades, entre outros itens. Para continuar a discutir o termo de cooperação, está prevista nova reunião a ser realizada em fevereiro.
“Vamos assinar um acordo de cooperação da SEPPIR com o consórcio dos municípios do Rio Grande do Sul, de modo que possamos estabelecer um plano de trabalho capaz de possibilitar a realização de obras de infra-estrutura social nos quilombos e também outras respostas que poderão ser dadas no âmbito do Programa Brasil Quilombola, no que diz respeito aos programas sociais”, disse a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
De acordo com o prefeito de Pedras Altas, Gabriel de Lellis Junior, só naquele município já  foram certificadas três comunidades afrorurrais: quilombos das Várseas Baianas, da Solidão e da Bolsa de Candiota. “A reunião foi importante porque definiu como prioridade as áreas quilombolas de nosso município. São áreas de difícil acesso, onde várias famílias necessitam de atendimento. As moradias, por exemplo, são ruins, não são dignas. Existe, ainda, dificuldades envolvendo estradas e abastecimento de água. Então, essa reunião foi o primeiro passo para melhorar a vida dessas pessoas”, explicou Gabriel Junior. “Procuramos a SEPPIR, porque achamos que é de onde vamos conseguir o apoio para que essas ações de fato aconteçam”, acrescentou.

Por Comunicação Social da SEPPIR/ PR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS