quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fevereiro é o mês da história negra nos Estados Unidos

Uma série de eventos relacionados acontece esse mês em todo o país reverenciando a principalmente memória de afro-americanos que deram importante contribuição à nação norte-americana.  
A história americana do século 19 é rica em nomes de líderes afro-americanos e outros abolicionistas, a exemplo do publisher Frederick Douglass, que teve importante atuação na interlocução da comunidade afro-americana e o ex-presidente da República Abraham Lincoln, de ancestralidade nativa (indígena), tendo ambos inspirado a instituição da celebração.
 As raízes do mês dedicado à história e herança afro-americana podem ser traçadas no início do século 20. Em 1925, Carter G. Woodson (1875 – 1950), educador e historiador com raízes afro-americanas, iniciou uma campanha nas escolas e imprensa conclamando a sociedade a celebrar a Semana Negra. Ele chamava atenção da importância das realizações e contribuições dos afro-americanos à nação.
 A Semana Negra foi instituída em 1926, tendo a segunda semana de fevereiro como referência, cujo período foi escolhido por causa dos aniversários do presidente abolicionista Abraham Lincoln (1809 – 1865), o 16º presidente dos Estados Unidos e o publisher Frederick Douglass (transcorrem em 12 e 14, respectivamente). Desde 1976 Estados Unidos e Canadá comemoram os eventos no mês de fevereiro e o Reino Unido em outubro.



Frederic Douglas nasceu na condição de escravo em Maryland e teve uma infância sombria,vendido e comprado seguidas vezes.  Uma das versões é que seu pai seria seu próprio dono. Tentou escapar da escravidão seguidas vezes.  Em um de seus escapes, conseguiu trocar de nome e se estabelecer em Nova York. Casou e viveu em Massachusetts, iniciando a sua vida de ativista e o movimento afro-americano abolicionista.


Publicando uma autobiografia, colocou sua vida em perigo e, para evitar a captura foi para a Europa. Voltou anos mais tarde e fundou o Estrela do Norte, jornal que pressionou o fim da escravidão e direitos para as mulheres e as minorias. Ele era ouvido e recebido pelo presidente Lincoln e se tornou um dos apoiadores do presidente no recrutamento de afro-americanos para o exército.

Abraham Lincoln nasceu em Kentucky e sua família veio de Virginia. Ele era de linhagem Melungeon – termo tradicionalmente aplicado por modernos estudos genéticos para uma de uma série de “tri-raciais isolados” de grupos mistos, europeus, sub-Saara Africano e ancestrais nativos norte-americanos do sudeste dos Estados Unidos.  Perdeu a mãe aos 10 anos de idade. Cresceu em fazendas.
 
Foi um aluno exemplar. Tornou-se capitão de guerra e participou de legislaturas em Illinois. Casou e constituiu família. Ganhou reputação como senador, tornando-se presidente da República em 1860. Era líder da facção moderada do partido Republicano e, apesar das pressões, conseguiu atravessar com sucesso a crise constitucional, moral e militar durante a guerra civil. Um dos maiores defensores da Constituição e da nacionalidade americana. Empreendeu a Emancipação (1863), decretando o fim da escravidão no país. Morreu assassinado em abril de 1865.  







Ana Alakija (editora geral da  alaionline).


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS