quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Comitê Baiano do FSM no Dacar Estendida

O objetivo principal do DAKAR ESTENDIDA é contribuir com uma comunicação coletiva e autônoma entre os grupos envolvidos no processo do Fórum por meio do compartilhamento de experiências a distância, para além das limitações estruturais e financeiras dos eventos centralizados. Segundo a equipe de facilitação, trata-se de um record de adesões. Em 2009, em Belém (Brasil), quando foi iniciada esta experiência pela Comunicação do Conselho Internacional do FSM, foram feitas 30 atividades a distância , no FSM 2011 passam de 100 insscrições.

Os países e território participantes desta edição são: México, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Haiti, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Senegal, Mali, Burkina Faso, Togo, Benin, Nigéria, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul, Quênia, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Ucrânia, Bangladesh, Austrália, além da Palestina. Confira a programação: http://openfsm.net/projects/dakar-etendu/planning-dakar-salles-salas-rooms

Nesse sentido , o Comitê Baiano do FSM , formado por várias organizações sociais de caráter local regional e nacional delibera a participação no DAKAR ESTENDIDA, e no dia 10 de fevereiro realizará uma SALA de Interação com DAKAR , para debater em torno das propostas do Fórum Social Mundial em que se organizam em torno de três grandes questões: a situação mundial e a crise, a situação dos movimentos sociais pela cidadania; o processo dos fóruns sociais mundiais.

O Comitê Baiano pretende com esta atividade fortalecer os laços de solidariedade e a rede de organização social, sobretudo no que tange ao Fortalecimento do Uso das Novas Tecnologia de inclusão Digital e no proceso de Democratização da Informação como instituição de poder e a serviço da transformação social e de um Outro Mundo Possível .
Na perpectiva de Milton Santos , a defesa de uma “Outra Globalizção “ que possa segundo o pensamento desse importante lider e intelectual negro baiano , vencer a pobreza estrutural globalizada , a tirania do dinheiro e da informação , e buscar um Novo Mundo Possível entendendo a Humanidade com um Bloco Revolucionário que Reaje e Protagoniza e a Técnica como instrumento de Libertação e ao alcance de todos .
Pensar a importância desta edição do FSM em DAKAR /Senegal/ África e a relação com o Brasil , segunda nação mais negra depois do Continente Africano significa resgatar seus valores civilizatórios tão presentes na BA e no nordeste e estratégica para o desenvolvimento do Brasil nos níveis regional e mundial através das alianças geoeconômicas e geoculturais e através da construção de uma opinião política mundial e uma consciência universal.
A proposta da Rede de Organizações que constituem o espaço do Fórum Social Mundial consolidado nas resistências sociais, ecológicas e democráticas, na lutas sociais se prolongam na luta pela cidadania, pela liberdade e contra a toda forma de discriminação, resistências indissociáveis das práticas concretas de emancipação que pregam os movimentos.consiste na Convergência de orientação estratégica dos movimentos se organizam torno do acesso aos direitos a todos, de igualdade de direitos e de uma democracia imperativa.

Enfim Convidamos a todas e todos para participar deste momento e construir na prática “Um Outro Mundo Possível” que reafirme as proposições constituídas no FSM Temático BA em janeiro de 2010 e apresente a proposta do Estado da BA sediar o Fórum Brasileiro em 2012 , preparatório para próxima edição do FSM em 2013.



 ONDE : PAF 3 DA UFBA – PREDIO NOVO AO LADO DE LETRAS /SALA DE VIDEO CONFERÊNCIA / QUANDO : DIA 10 DE FEVEREIRO

HORA : 9 HORAS

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS