segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os 23 anos de Personalidade Jurídica, ASSOBECATY, Tradicional Comunidadede Terreiro,destaca a importância de ser uma organização constituída

COLUNISTA: EGBONMY CONCEIÇÃO REIS DE ÓGÚN


A Constituição Cidadã:
Nos braços de ampla participação popular, a Constituição Brasileira nasce de um desejo da prevalência dos Direitos Humanos, preconizando uma sociedade livre, justa e sem quaisquer ações discriminatórias.
Deste período também vem o entendimento da Yalorixa Quina de Yemanjá de conquistar autonomia civil e jurítica fazendo reconhecer o Templo Religioso Africano junto à sociedade brasileira. Com 76 anos de fundação o Ylê de Yá Quina foi deixado como herança para sua filha carnal Mãe Carmen de Oxalá, que além de ficar no comando das obrigações religiosas, assumiu a liderança quanto à participação na vida política em diferentes esferas do estado, condição irrevogável frente aos desafios cotidianos para a superação das desigualdades sociais.
As bandeiras de Luta:
A Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, assim constituída, vem construindo o seu reconhecimento pelo perfil de trabalho destacado pelas causas que assume:
Saúde no Ylê – DST\Aids, segurança alimentar e prevenção às drogas, meio ambiente, comunicação popular e inclusão digital, gênero, cultura, segurança urbana, entre outras ações que são construídas de modo interdisciplinar pelos diferentes grupos que freqüentam a casa como filhos e filhas, simpatizantes, voluntários ou simplesmente admiradores desta FORÇA DE LUTA.
Dia 16 deste mês, por ocasião da:
Comemoração dos 23 anos de personalidade jurídica da casa, será realizado um Xirê, festividade religiosa acompanhada de solenidade civil. Na data, o Templo religioso receberá convidados do interior, de outros estados do país e já recebeu a confirmação da presença de representações de diferentes Secretarias do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa, do Gabinete do Senador Paulo Paím, da Fundação Palmares, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, entre outros parlamentares.
Nesta data, a Assobecaty também deflagra, como primeira ação afirmativa do ano, a adesão aos debates promovidos pela ONU que institui 2011 como o Ano dos Afrodescendentes. Acompanhando a efervescência das atividades a Egbomi Conceição Reis de Ogum, especialista paulistana em comunicação em casas de religião, desembarca em Porto Alegre para o lançamento da Revista Conexão Afro, mídia on line desenvolvida de modo colaborativo, de iniciativa da Assobecaty para privilegiar as discussões sobre arte, cultura e religiosidade afro.
Evento: Xirê comemorativo e solenidade civil em comemoração aos 23 de personalidade jurídica da Assobecaty
Quando: 16 de fevereiro de 2011-02-11
Onde: Wenceslau Fontoura 226, Bairro St Rita\Guaiba-RS
Contatos: Yalorixa Carmen de Oxalá: (51) 30556655, (51) 84945770

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS