sexta-feira, 18 de março de 2011

Cultura realiza seminário internacional sobre gestão de património




Luanda - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, deslocou-se hoje, quinta-feira, para a província do Namibe,  em visita de trabalho de seis dias, durante a qual vai proceder a abertura de um seminário sobre Gestão do Património Cultural,a decorrer de 17 a 23 do corrente.
 Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a governante explicou que a acção formativa tem carácter internacional e contará com a participação de quadros da CPLP, Índia e África do Sul, sob orientação de especialistas da Unesco.
 Segundo a ministra, o seminário visa capacitar os quadros da Cultura no domínio de gestão de monumento e sítios históricos, sendo dirigido a chefes de departamentos do património cultural das diversas províncias directores provinciais do sector.
 A ministra salientou que a acção pretende capacitar e sensibilizar os nossos técnicos do sector sobre as principais tarefas atinentes à conservação dos sítios históricos, através da experiência de especialistas de países que albergam monumentos qualificados pela Unesco como mundiais da humanidade e outros de grande importância arqueológica.
 Por outro lado, disse Rosa Cruz e Silva, vai ser uma oportunidade do Instituto do Património Cultural trabalhar com as direcções provinciais e técnicos do sector, sobre as tarefas que estão em curso no país, como o levantamento de todos os monumentos e sítios históricos que Angola possui.
 Neste encontro, adiantou, vão preparar um dossier para um concurso público visando um maior aproveitamento e divulgação da riqueza arqueológica de Chitundo-Hulo, na província do Namibe, com realce para as suas pinturas rupestres.
 Neste contexto, realçou que o ministério tem um projecto em curso para o mapeamento das estações arqueológicas do país, estando prevista numa primeira fase as do Namibe, Malanje e Kwanza Sul.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS