quinta-feira, 31 de março de 2011

Ministra aprova políticas de igualdade racial do Grupo Hospitalar Conceição

Ministra aprova políticas de igualdade racial do Grupo Hospitalar Conceição
Luiza Bairros conheceu as ações desenvolvidas pela Comissão do Grupo em cerimônia realizada no Hospital Cristo Redentor
No segundo dia da visita oficial a Porto Alegre, cumprindo a agenda de reuniões que visam a ampliação de parcerias e convênios entre o governo federal e os governos estaduais com foco na expansão das políticas de promoção da igualdade racial para todo o território nacional, a ministra Luiza Bairros conheceu na  manhã desta terça-feira, 29,o trabalho realizado pela Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição.
 
Entre as iniciativas promovidas pela Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), no GHC, estão: a inserção de religiões de matriz africana nos Espaços Inter-Religiosos, a realização dos cursos Raça e Etnia e a participação em diversas edições do Fórum Social Mundial.
 
Na oportunidade, Luiza Bairros destacou que a luta pela igualdade racial é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “ Podemos ser instrumentos do racismo independentemente da nossa vontade. O racismo não depende da consciência de quem o comete” e acrescentou que “o país passa por um momento de inclusão racial”.
 
Segundo o diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Neio Lúcio Fraga Pereira, o Brasil precisa reconhecer sua dívida com a população negra por tê-la submetido a uma opressão de cerca de quatro séculos. “Nossa população tem diversas especificidades em suas etnias e todas precisam ser cultuadas, sem exceção”, afirmou.
 
O encontro realizado auditório do Hospital Cristo Redentor também contou com a presença do gerente de Recursos Humanos do GHC, José Pedro da Luz, e do coordenador do Conselho Gestor do Grupo, Sérgio Luís da Rosa Marques. Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas à ministra.
 
Ainda em Porto Alegre, a ministra se reuniu com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, representantes do Movimento Hip Hop,  da Federação Estadual Quilombola,  da Coordenação dos Clubes Negros do Estado e com presidentes de Escolas de Samba.

Por  Comunicação Social SEPPIR/PR e  o Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS