quarta-feira, 27 de abril de 2011

Brasil marca Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas

27 DE ABRIL

BRASIL- Campanha da OIT e da ONU Mulheres, com o apoio do governo brasileiro, lançou spots de rádio para promoção de "respeito e dignidade" à profissão, exercida por 7,2 milhões de pessoas no país. O Brasil comemora neste 27 de abril, o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.
A data está sendo marcada com o relançamento da campanha de rádio "Respeito e dignidade para as trabalhadoras domésticas: uma profissão como todas as outras", que está sendo executada em emissoras do país desde o último dia 18.

Condições Precárias

O objetivo da campanha é valorizar o trabalho das domésticas e divulgar os direitos das trabalhadoras.
Os spots foram idealizados pela Organização Internacional do Trabalho e pela ONU Mulheres, com o apoio do governo brasileiro. Segundo o Ibge, o Brasil tem 7,2 milhões de trabalhadoras domésticas. O número representa quase 16% da mulheres com um emprego no país.
Para a ONU Mulheres, apesar de representar uma grande quantidade das trabalhadoras, a ocupação doméstica ainda enfrenta condições precárias. Somente 26,8% têm carteira assinada. O baixo rendimento também é um desafio. A maioria das trabalhadoras recebe o salário mínimo.
E muitas domésticas sem carteira assinada levam para casa em média, por mês, cerca de R$ 300.
Para a agência da ONU, apesar de ser reconhecido por lei, o emprego doméstico ainda sofre com desrespeito aos direitos humanos e trabalhistas e com casos extremos como servidão ou trabalho escravo.

 Fonte : ONU

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS