sábado, 21 de maio de 2011

Programas sociais chamam atenção de comitiva do Quênia

Aline Menezes/MDS 
 
Quenianos visitam Centro Especializado de Assistência Social  
  
Representantes do Quênia encerraram nesta sexta-feira (19) uma missão de cinco dias no Brasil. Ontem, a delegação conheceu equipamentos públicos que integram a rede de proteção social brasileira coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os integrantes do país africano com cerca de 36 milhões de habitantes viram de perto o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Restaurante Comunitário de Sobradinho, em Brasília.

Na avaliação da secretária executiva do Ministério do Trabalho e Desenvolvimento de Mão de Obra daquela nação, Beatrice Kituyi, o que mais chamou a atenção foi que os programas, projetos e benefícios de assistência social têm foco na família brasileira. “A abordagem de sucesso aqui no Brasil contribui para combater a desigualdade social”, disse Kituyi. Para o secretário executivo do Ministério de Gêne ro, Criança e Desenvolvimento Social, James Nyikal, é possível aprender com a experiência brasileira e implementar políticas sociais no Quênia levando em conta a realidade local.

Durante a semana, ao participarem de reunião com a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, os quenianos se impressionaram com o baixo custo e a eficiência do programa de construção de uma cisterna.

“O custo, de R$ 2 mil por unidade, é barato porque o material é adquirido na localidade, o que diminui as despesas com transporte. Além disso, a mão de obra é local”, explicou a secretária.

Os quenianos também obtiveram informações sobre os programas da assistência social, de segurança alimentar e o Bolsa Família. A missão começou na ultima segunda-feira e a equipe foi recebida pelo secretário executivo do MDS, Rômulo Paes. A visita faz parte de uma cooperação entre Brasil, Quênia e Reino Unido. Os africanos vieram conhecer também ações dos ministérios da Saúde, Ed ucação, Previdência e Planejamento, Orçamento e Gestão

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS