quinta-feira, 23 de junho de 2011

II Semana Gênero e Direito 27.06 a 30.06.2011- Universidade de Brasília - UnB

Evento organizado pelo Projeto de Extensão “Direitos Humanos e Gênero: Promotoras Legais Populares”, Projeto de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Ceilândia, CADir-UnB e PET-Direito Auditório Joaquim Nabuco – FA-UnB

PROGRAMAÇÃO 

 27/06 - Segunda-feira (09h – 12h e 14h – 17h30)
Oficina: Cidadania, Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas     
    
Carolina Tokarski - Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Direito pela UnB. Assessora de Direitos Humanos e Gênero na Secretaria de Assuntos Estratégicos - Presidência da República.

Adriana Miranda - Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Direito pela UnB. Pesquisadora do NEP e do Direito Achado na Rua.
                     
28/06 – Terça-feira (19h)     
          
Painel I - Estupro não tem graça: repensando
o simbolismo do humor               
                     
Lola Aronovich (@lolaescreva) - Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutora em Letras: Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com linha de pesquisa em literatura, cinema e teatro. Editora do blog www.escrevalolaescreva.blogspot.com.

Carolina Ferreira - Mestre em Direito pela UnB. Advogada. Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República. Tem experiência em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminologia, Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional.

Luis Felipe Miguel - Professor Titular do Instituto de Ciência Política da UnB. Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, Mestre em Ciência Política pela UnB. Trabalha nas áreas de mídia e política, teoria da democracia, representação política e gênero.          Confirmado     Lucas

Bistra Stefanova - Professora da Faculdade de Direito da UnB. Mestre em Direito pela UnB. Coordenadora do projeto de extensão "Direitos Humanos e Gênero: capacitação em noções de gênero e cidadania - Promotoras Legais Populares".   

Luna Borges - Representante extensionista e Promotora Legal Popular.

29/06 – Quarta-feira (10h)
Painel II - Os desafios para o enfrentamento da violência doméstica
contra as mulheres no DF            
         
Marília Lobão Ribeiro de Moura - Psicóloga e Diretora da Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT

Alessandra Campos Morato - Promotora de Justiça lotada na Promotoria de Justiça Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Ceilândia.

Monica Ferreira Loureiro - Delegada chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher

Maria Amélia Costa Pinheiros Sampaio - Advogada formada pela UnB. Participou durante 2 anos do Projeto de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência Doméstica. Atualmente trabalha na Fiocruz, com Direito de Família.
                      

           
29/06 – Quarta-feira (18h30)             
Painel III (Filme-Debate) - Existe um direito à prostituição? A linha tênue
entre a liberdade e a violência    
             
Vídeo-debate com os curtas "Praça da luz" e "Dura vida de uma vida fácil".

Marleide Gomes - Assistente Social pela UnB. Pesquisadora do grupo Violes, do departamento de Serviço Social da UnB.

Paulo Blair - Juiz Titular da Justiça do Trabalho. Doutor em Direito pela UnB. Pesquisador do grupo Sociedade, Tempo e Direito da UnB.
     
30/06 - Quinta-feira (09h30)

Painel IV - O combate à homofobia: em busca
do direito colorido                                            
Ministro Ayres Britto - Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Deputado Jean Wyllys - Deputado Federal eleito pelo PSOL-RJ para o mandato 2011-2015. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ).

Mariana Cintra – Promotora Legal Popular e mestranda em Antropologia pela UnB.

Tatiana Lionço - Doutora em Psicologia pela UnB. Professora da Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde do UniCEUB. Organizadora em conjunto com Debora Diniz do livro Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio (2009).     

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS